Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

CULTURA

A vida cultural de Londrina é bastante rica e variada. A cidade promove vários festivais cuja qualidade é reconhecida nacionalmente.
Festival Internacional de Teatro de Londrina
Anualmente o Filo (Festival Internacional de Londrina) traz para Londrina várias companhias de teatro nacionais e internacionais.

Criado em 1968, o Filo é o mais antigo festival de teatro do continente, e é conhecido por apresentar espetáculos de reconhecido valor artístico, estético e de reflexão crítica.

Além das peças teatrais, o festival ainda oferece música de qualidade aos londrinenses. No Cabaré do Filo, se apresentam grandes nomes da música brasileira.
A cidade possui vários espaços para apresentação teatral, como o Cine Teatro Ouro Verde, o Teatro Zaqueu de Melo, o Anfiteatro do Zerão, a Usina Cultural, o Circo Funcart, a Concha Acústica, além de espaços privados como o Teatro Marista e o Espaço Cultural Sesc Londrina.
Visite o site do FILO >>
Londrina também possui um festival de dança. O Festival nasceu com a proposta de fazer um intercâmbio entre a produção local de dança com a que é produzida em outras regiões do país.

Vários grupos se apresentam pela cidade proporcionando ao cidadão um contato direto com espetáculos de qualidade, como balé clássico.

Ao longo dos anos, várias companhias de renome nacional, solistas importantes do cenário da dança clássica e professores de calibre internacional, participaram do Festival de Londrina que, a cada edição, crava seu nome na agenda dos grandes eventos de dança do país.
Festival de Dança de Londrina
Visite o site do Festival >>
Outro festival realizado na cidade é o Festival de Música. Nos dias do festival, uma vasta programação musical se espalha por todos os cantos da cidade. Nas ruas, nas praças, nos teatros, a música toma conta da cidade. Além dos espetáculos, muitos gratuitos, o festival tem um lado pedagógico. A programação conta com cursos ministrados por professores reconhecidos no Brasil e no exterior.
Festival de Música de Londrina
Festival de Música de Londrina
Visite o site do Festival >>
A literatura também tem seu próprio festival em Londrina.

O Londrix conta sempre com uma vasta programação cultural composta por shows, debates, palestras, exposições, performances, projetos de extensão, saraus, programação infantil e outras atividades.
Festival Literário de Londrina - LONDRIX
O cinema também é valorizado na cidade. A Mostra Londrina de Cinema possui sempre uma programação diversificada, oferecendo ao público tanto curtas quanto longas-metragens, privilegiando a produção nacional e regional, além de exibições dos clássicos do cinema.
Mostra Londrina de Cinema
Ainda na área do cinema, Londrina possui a Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina), que é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem por finalidade produzir, exibir e preservar filmes, além de realizar projetos de formação audiovisual.
Visite o site da Mostra >>
Todas as sextas-feiras a cidade oferece cultura grátis e de qualidade aos londrinenses. O projeto Sexta na Concha disponibiliza uma programação cultural diversificada e alternativa na Praça Primeiro de Maio, onde fica um dos espaços mais conhecidos de Londrina, a Concha Acústica. A programação vai desde espetáculos de choro a apresentações de rap, e acontece durante todo o ano, no finalzinho da tarde, enriquecendo o happy hour dos londrinenses e fechando a semana de trabalho com uma boa pedida cultural.
Concha Acústica de Londrina
Na iniciativa privada a cidade possui o projeto Autores e Ideias, realizado pelo Sesc Londrina. O projeto traz para a cidade autores nacionais para encontros, discussões e palestras, além de espetáculos de teatro, entre outros eventos.
Projeto Autores e Idéias
Usina Cultural
Londrina ainda tem o Programa Vilas Culturais que tem por objetivo ofertar espaços para a articulação de grupos de produção cultural, em linguagens específicas ou integradas, e também para a oferta de programação cultural como pontos de encontro, de lazer e de fruição para os cidadãos.




Fontes:

Prefeitura de Londrina / Jornal de Londrina / City Brazil / Londrina Convention and Visitors Bureau / Biblioteca IBGE / Blog Londrina Histórica - Jonas Liasch

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.