02/08/2019 - 15:59:00

Inscrições para Parlamento Jovem/Câmara Mirim começam na segunda

Serão abertas na segunda-feira (5) e vão até 30 de agosto as inscrições para as escolas públicas e privadas interessadas em participar dos projetos Parlamento Jovem e Câmara Mirim 2019/2020, ofertados em conjunto pela Justiça Eleitoral de Londrina e Câmara Municipal. As inscrições devem ser feitas pelas instituições de ensino por e-mail, a partir do envio de um formulário disponível em arquivo eletrônico no endereço http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/camaramirim/docs/2019/edital2019.pdf, que também divulga as regras que norteiam o processo de seleção das escolas e eleição dos estudantes.

Instituída em 2017 pelo Legislativo, a Câmara Mirim permite que estudantes de ensino fundamental e médio atuem como se fossem vereadores. O "mandato" dura um ano e a escolha dos alunos pela comunidade escolar segue todos os trâmites de uma eleição oficial, por meio de uma parceria da Câmara Municipal de Londrina com o projeto Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

A eleição dos alunos que deverão compor a próxima legislatura da Câmara Mirim será realizada nas escolas participantes em outubro de 2019, sob a orientação da Justiça Eleitoral de Londrina. Os estudantes eleitos desenvolverão atividades parlamentares coordenadas pela Câmara Municipal de Londrina, ao longo de 2020. Serão ofertadas 19 cadeiras com as respectivas suplências e,  caso o número de escolas inscritas seja superior à quantidade de vagas disponíveis, a Justiça Eleitoral e a Câmara de Vereadores realizarão um sorteio que definirá as escolas que integrarão o projeto no próximo ano. Da mesma forma, se o número de instituições interessadas em participar não chegar a 19, as vagas serão distribuídas entre as inscritas.

Eleição - Finalizada a fase de seleção das escolas, inicia-se a preparação para o processo eleitoral que deverá eleger um vereador mirim e o respectivo suplente de cada uma das instituições inscritas. Para tanto, as escolas deverão indicar os professores responsáveis pelo projeto, para receberem a capacitação da Justiça Eleitoral de Londrina sobre todo o desenvolvimento da primeira etapa, que é o processo de eleição. Durante essa fase, os estudantes conhecerão as regras eleitorais e participarão de todos os procedimentos que antecedem um pleito, como a filiação a partidos políticos fictícios, a participação em convenções partidárias para a escolha dos representantes das siglas e o desenvolvimento de campanhas eleitorais nas escolas. No dia da votação, as instituições de ensino receberão urnas eletrônicas preparadas com as fotos e informações dos candidatos.

Candidatos - Podem concorrer ao cargo de vereador mirim os alunos que frequentem, no ano das eleições, do 4º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio, preferencialmente no período matutino, pois os encontros na Câmara Municipal de Londrina são realizados à tarde (das 15 às 17 horas), sempre na última sexta-feira do mês. Em 2020, o estudante eleito deve obrigatoriamente estar matriculado entre o 5º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio. Os vereadores mirins serão diplomados pela Justiça Eleitoral de Londrina e tomarão posse em sessão solene do Legislativo Municipal. Antes de iniciarem o mandato, eles receberão um treinamento preparado pela equipe da Câmara de Vereadores, sobre funções dos poderes, processo legislativo, regimento interno e oratória. Ao longo do ano, serão realizadas dez sessões da Câmara Mirim.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo