19/12/2019 - 19:00:00

Relatório da Comissão dos Distritos é apresentado na última sessão ordinária de 2019

Após 180 dias de trabalho, a Comissão Especial (CE) de Acompanhamento dos Distritos entregou na sessão ordinária desta quinta-feira (19), a última deste ano, o relatório final do grupo. O documento foi apresentado pelo relator da CE, vereador Péricles Deliberador (PSC), que integrou o grupo ao lado dos vereadores Jamil Janene (PP), presidente da CE, e Estevão da Zona Sul (PL), membro. A comissão iniciou suas atividades no dia 5 de junho, com o objetivo de ouvir as reivindicações das comunidades dos Distritos, Patrimônios e Vilas Rurais de Londrina, além de fiscalizar e acompanhar as intervenções do Executivo nessas regiões.

Segundo o relatório da comissão, após vários pedidos protocolados pelo grupo em diversas secretarias municipais, a Secretaria de Planejamento elaborou um cronograma de serviços a serem realizados por meio de mutirões. Ainda conforme o documento, outra medida adotada pela Administração, atendendo solicitação da comissão, foi a nomeação de Administradores Distritais, feita em setembro, para garantir mais agilidade ao atendimento à zona rural.

Os serviços começaram em outubro e incluíram a execução de trabalhos prioritários em cada Distrito, como limpeza de bueiros, recape asfáltico, pintura, poda de árvores, recolhimento de entulhos, pinturas de sinalização viária, instalação de iluminação de LED, reparos na iluminação pública, redutores de velocidade, faixas indicativas, melhorias em instalações das quadras poliesportivas, implantação de equipamentos esportivos, Parquinhos, Academia Ar Livre, além de obras de construção e reformas em equipamentos de saúde e educação. O primeiro Distrito a receber as melhorias foi Irerê. Também foram atendidos: Guaravera, Espírito Santo/Aviação Velha/Regina, Warta, São Luiz, Paiquerê, Guairacá, Maravilha e Patrimônio Selva.

Os mutirões foram fiscalizados pela comissão. O resultado da força-tarefa do Executivo foi apresentado na sessão pelo vereador Péricles Deliberador, que mostrou fotos e falou sobre melhorias feitas nos distritos nos últimos anos. "A Warta é até mais velha do que Londrina e não existia escola municipal naquele distrito. Agora, por pedido de vários vereadores, a comunidade terá aulas a partir do ano que vem", disse. O projeto arquitetônico da nova sede da escola do distrito da Warta, que vai ampliar a capacidade de atendimento da atual unidade, foi desenvolvido pela própria Secretaria Municipal de Educação e a obra custou aproximadamente R$ 3,75 milhões, provenientes do cumprimento de obrigação oriunda de um novo loteamento da construtora MRV Engenharia e Participações S/A, que executou a construção.

Mesmo após os mutirões, porém, a comissão especial da Câmara verificou um rol de demandas ainda não atendidas e que será encaminhado ao Executivo, com solicitação de implementação das medidas em 2020. Para Irerê, por exemplo, os vereadores reivindicam a reforma na Unidade Básica de Saúde (UBS), a construção de moradias populares e construção da capela mortuária, entre outras obras. Entre as reivindicações para o distrito de Guaravera,  estão a disponibilização de mais um profissional médico na UBS no período vespertino e a reforma da quadra de esportes. O relatório completo pode ser acessado no site da Câmara.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo