Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

11/02/2020 - 18:03:00

Projeto sobre horas extras dos servidores municipais é retirado de pauta

email
1
De autoria do Executivo, o projeto de lei que detalha a forma de cálculo das horas extras dos servidores públicos municipais (PL nº 123/2018) foi retirado de discussão até 15 de agosto de 2020. O PL estava na pauta da sessão ordinária de terça-feira (11), mas teve a tramitação interrompida a pedido do líder do governo na Câmara de Londrina, vereador Jairo Tamura (PL).

Segundo o parlamentar, a prefeitura optou por esperar o julgamento de ações judiciais que tratam da questão. "Há uma discussão entre o sindicato dos servidores e o Executivo por divergências de interpretação. Esse projeto é importante porque vai dar uma certeza de como é a fórmula aplicada ao cálculo da hora extra. A proposta foi retirada de pauta até que esse julgamento ocorra, pois ele pode criar uma jurisprudência sobre que seria correto", disse.

Atualmente, o Estatuto dos Servidores Municipais de Londrina prevê que o cálculo da hora extraordinária é obtido dividindo-se a remuneração mensal do servidor pelo total de horas de trabalho normal a que está sujeito no mês. Na avaliação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), esse total é variável e depende da quantidade de finais de semana e feriados trabalhados no mês. Pelo projeto do Executivo, o cálculo deve considerar 30 dias de trabalho.

Presente à sessão, o diretor da Secretaria Geral do Sindserv, Fábio Molin, afirmou que a Administração Municipal pediu ao Tribunal de Justiça do Paraná a instauração de um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, mecanismo que busca unificar decisões em ações relacionadas a uma mesma questão. Com a solicitação, o objetivo é que todos os casos posteriores sejam julgados de um mesmo modo. "O que entendemos é que a legislação que hoje rege as horas extras do servidor é muito clara. A Administração entende que há uma interpretação diferente, por isso existem as demandas judiciais, às quais eles querem colocar fim com esse projeto de lei", disse. Na avaliação de Molin, o PL nº 123/2018 é prejudicial aos servidores. "Hoje a Administração, em seu cálculo, retira algo em torno de 22% do valor que a pessoa deveria receber. E eles querem regularizar essa medida", afirmou.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6.229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.