Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

26/06/2020 - 15:49:10

Comissão discute uso do Autódromo Ayrton Senna para treinos de motovelocidade

email
1
O uso do Autódromo Internacional Ayrton Senna para treinos de motovelocidade foi discutido na tarde desta sexta-feira (26) em reunião remota da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Londrina.

Participaram Sandro Henrique Moreira dos Santos, presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL); Patrícia Lupinetti, promotora de eventos; Demian Luquete, instrutor; Cláudio Garla Matocano, profissional do setor; Aristides Barion, piloto de motovelocidade; e Bruno Corano, representante da Associação dos Pilotos de Motovelocidade (APM) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), além dos vereadores Amauri Cardoso (PSDB), Eduardo Tominaga (DEM) e Madureira (PTB), todos integrantes da comissão organizadora do encontro virtual.

O presidente da FEL, Sandro dos Santos, afirmou que o Autódromo Internacional Ayrton Senna e o Kartódromo de Londrina estão liberados, desde a semana passada, para treinos, porém com limitações de, no máximo, seis veículos por período e quatro pessoas por equipe (piloto, mecânico e dois auxiliares). O acesso ocorre mediante agendamento e a entrada de público está proibida. "Nós iniciamos dessa forma para analisar como serão os procedimentos e ver se o pessoal vai cumprir, para, depois do período de análise, solicitarmos a ampliação de veículos por período", explicou.

Aristides Barion, piloto de motovelocidade, argumentou que a liberação do autódromo de Londrina atendeu a pedidos de pilotos de automobilismo, que possuem equipes maiores do que as de motovelocidade. Barion defendeu a liberação de mais motos com a contrapartida da utilização de um número menor de mecânicos nos boxes. "A moto não precisa do ajudante e do mecânico [em cada equipe]. Você pode ter uma equipe que cuida de todo mundo. Foi baixada uma liberação, mas não foi olhada a especificidade de cada um. No caso das motos é fácil resolver. Se estão liberadas quatro pessoas por carro, a gente quer quatro motos, que aumente o número para gente conseguir treinar", argumentou.

Patrícia Lupinetti, responsável pela empresa homônima que promove eventos de motovelocidade, entregou à FEL e aos vereadores de Londrina uma cartilha com os protocolos de saúde para utilização do autódromo somente para treinos. Segundo ela, os participantes serão previamente avaliados, inclusive com medição de temperatura. O público não terá acesso ao autódromo. De acordo com Patrícia, os espaços fechados, como a torre de controle, a sala de briefing e as lanchonetes, não serão utilizados, e todos os profissionais envolvidos deverão utilizar máscaras. Ela defende a liberação para 60 pilotos treinarem simultaneamente, em vez de seis como está autorizado atualmente pela Prefeitura. Ela justifica que há 30 boxes no autódromo e que, enquanto um piloto estará na pista, o outro ficará sozinho no local, já que a equipe de mecânicos será a mesma para todos os participantes. "Com seis motos, não conseguimos bancar o custo do autódromo. Por isso, desenvolvemos essa cartilha e pedimos para o Sandro [dos Santos, presidente da FEL] rever esse procedimento. O esporte é praticado dentro da pista, onde um [piloto] não tem contato com o outro. Todos eles vão ser orientados a não compartilhar nenhum tipo de objeto. Essa é a ideia. Todo mundo tem consciência do que tem que ser feito", argumentou. Ela afirmou que vai acatar sugestões recebidas durante a reunião e apresentar uma nova versão da cartilha para a Prefeitura de Londrina. 

O vereador Amauri Cardoso (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto,  posicionou-se favoravelmente à reivindicação dos representantes da motovelocidade e disse acreditar numa avaliação positiva dos membros do Centro de Operação de Emergências em Saúde Pública (Coesp), grupo que avalia o avanço da pandemia de covid-19 em Londrina e sugere ações de prevenção e combate. "Fico feliz que tenhamos um entendimento. Uma coisa é pensar no uso dos boxes em relação a carros e outra com relação a motos. Acredito que esse entendimento se fará pelo pessoal do Coesp, secretários e prefeito", afirmou.

Eduardo Tominaga (DEM), vice-presidente da comissão, se prontificou a intermediar um encontro dos representantes da motovelocidade com o prefeito Marcelo Belinati. "Nós recepcionamos este material e levaremos em mãos para o prefeito fazer a análise", prometeu.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Funcionamento: 13h às 19h. E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.