Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

25/02/2021 - 16:38:00

Leia os destaques da sessão ordinária desta quinta-feira (25)

email
1
A Câmara Municipal de Londrina (CML) reuniu-se, em sessão remota, na tarde desta quinta-feira (25) para a 8ª sessão ordinária de 2021, com transmissão ao vivo pelos canais da CML no Facebook e no Youtube. 

Escolas Municipais – Os vereadores e as vereadoras aprovaram, por unanimidade, sete Pedidos de Informação (PIs) destinados à Prefeitura de Londrina, que tem 15 dias úteis, prorrogáveis por igual período, para enviar resposta por escrito. Fiscalizar o Poder Executivo é uma das atribuições dos vereadores. Entre os PIs aprovados nesta quinta, estão questionamentos sobre o efeito da pandemia no funcionamento das escolas municipais.

O vereador Santão (PSC) indagou, através do PI nº 37/2021, para onde estão sendo destinados os recursos utilizados na manutenção nas escolas municipais, como verba de merenda e limpeza, considerando o tempo em que os locais estão sem atividade. Eduardo Tominaga (DEM), por sua vez, requisitou informações sobre vagas, matrículas e fila de espera na rede municipal de ensino, por meio do PI nº 40/2021. Em outro Pedido de Informação (PI nº 41/2021), o vereador questionou se todas as 178 escolas municipais e conveniadas entregaram à Secretaria Municipal de Ensino (SME) o Plano de Biossegurança para o retorno de aulas presenciais durante a pandemia. Em caso de resposta negativa, perguntou quais não apresentaram o documento e qual o prazo para entrega. O parlamentar também questionou se a secretaria já realizou algum piloto nas escolas para testar a efetividade do Plano de Biossegurança. Em plenário, Tominaga afirmou que pretende entender como as escolas municipais estão organizadas em relação à pandemia de covid-19. "Estamos fazendo diversos Pedidos de Informação para podermos saber mais a respeito de quão preparado [está o município] e essa é nossa responsabilidade, de cuidar do que é público. As escolas municipais merecem nossa atenção, nosso carinho e nosso respeito", defendeu.

Moção – Os vereadores também aprovaram, com 12 votos favoráveis e 4 contrários, uma moção de apoio ao movimento de professores de Sociologia, Filosofia e Arte que defendem o retorno de ao menos duas aulas semanais dessas disciplinas no ensino médio das escolas estaduais do Paraná. A moção foi solicitada por meio do requerimento nº 49/2021, assinado pelos integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto (Prof.ª Flávia Cabral, Eduardo Tominaga e Prof.ª Sonia Gimenez) e da Comissão de Seguridade Social (Lenir de Assis, Chavão e Nantes), além do vereador Matheus Thum. A pedido dos autores, o documento será encaminhado ao governo do Paraná, à Secretaria de Estado da Educação, ao Núcleo Regional de Educação de Londrina e ao Coletivo Estadual de Humanidades.

Até o ano passado, todas as escolas estaduais deveriam ofertar ao menos 2 horas/aula e no máximo 4 horas/aula semanais de cada disciplina. Em dezembro de 2020, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) publicou a Instrução Normativa Conjunta nº 11/2020, por meio da qual promove mudanças no currículo do ensino médio. O documento estipula uma matriz curricular única, o que significa que a distribuição de carga horária das disciplinas será a mesma para todas as instituições de ensino do estado. Com a mudança determinada pela Seed, serão obrigatórias 4 aulas semanais de Língua Portuguesa e 3 de Matemática. Por outro lado, as disciplinas de Filosofia, Sociologia e Arte contarão, cada uma, com apenas 1 aula por semana em cada ano do ensino médio. 

A vereadora Lenir de Assis (PT), uma das autoras do requerimento, questionou a redução. "Com isso, você amplia algumas outras áreas, mas a questão é por que justamente tirar destas áreas que são de humanidades? (...) É com estas três áreas que você vai contribuir para a formação pedagógica das pessoas enquanto agentes que vivem em sociedade", argumentou. Já Santão (PSC), Madureira (PTB), Nantes (PP) e Jessicão (PP) votaram contra o a moção de apoio. "Precisamos valorizar outras matérias e acho quem quiser focar em Sociologia, Filosofia e Artes pode e tem o livre arbítrio de fazer uma faculdade neste sentido", defendeu Jessicão.

Convidados – Durante a sessão, a convite da vereadora Prof.ª Sonia Gimenez (PSB), por meio do Requerimento nº 35/2021, João Batista Moreira Souza (João das Águas) e Paulo Bassani falaram sobre questões ambientais.

Confira como foram votadas as proposições:

Revoga lei autorizou permissão de uso de imóvel público pela Associação de Moradores da Vila Nova (PL nº 150/2020) – Aprovado em primeira discussão e aberto prazo de sete dias úteis para apresentação de emendas antes do segundo turno de deliberações. Veja aqui como votaram os vereadores ao texto base e aqui à emenda.
De autoria do Executivo Municipal, o projeto de lei revoga integralmente a lei nº 7.021/1997, que desafetou de uso comum do povo e/ou especial área de terras com 5.282,95 m2, com benfeitorias, e localizada entre as ruas Mem de Sá, Itajaí, Rio da Prata e Guaíba, e autorizou sua permissão de uso à Associação de Moradores da Vila Nova, para desenvolver ações culturais e esportivas, cursos, atividades para terceira idade e velórios. Conforme a justificativa do autor, foi constatado que o imóvel estava sendo utilizado para atividade diversa da prevista na lei. Segundo o Executivo, a associação entregou as chaves do local e comunicou a devolução do imóvel, para que ele seja restituído ao município. 

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO
Revitalização da Av. Henrique Mansano (PI nº 33/2021) – Aprovado - Mara Boca Aberta (Pros) solicita informações a respeito de projeto de revitalização da Av. Henrique Mansano, nas proximidades do Autódromo Internacional Ayrton Senna, região norte de Londrina.

Duplicação da Av. Saul Elkind (PI nº 34/2021) – Aprovado - Mara Boca Aberta (Pros) requer dados sobre duplicação e melhorias no trecho da Av. Saul Elkind, entre a Av. dos Garis e a Rua André Buck, no Jardim Padovani, zona norte.

Bairros sem saneamento básico (PI nº 35/2021) – Aprovado - Mara Boca Aberta (Pros) questiona quais bairros de londrina não possuem rede de saneamento básico e qual o planejamento para inclusão destas áreas.

Terrenos públicos (PI nº 36/2021) – Aprovado – Emanoel Gomes (Republicano) solicita uma relação de terrenos públicos disponíveis, com tamanho entre mil e 2 mil metros quadrados e a localização destas áreas.

Verbas para manutenção de escolas municipais (PI nº 37/2021) – Aprovado – Santão (PSC) indaga para onde estão sendo destinados os recursos utilizados na manutenção nas escolas municipais, como verba de merenda e limpeza, considerando o tempo em que as escolas estão sem atividade.

Rede municipal de ensino (PI nº 40/2021) – Aprovado - Eduardo Tominaga (DEM) solicita informações a respeito de vagas, matrículas e espera na rede municipal de ensino.

Plano de Biossegurança (PI nº 41/2021) – Aprovado - Eduardo Tominaga (DEM) requer dados sobre o Plano de Biossegurança das unidades escolares municipais e conveniadas.

REQUERIMENTO
Moção de apoio ao movimento pelo retorno das 2 horas semanais das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Artes (Re nº 49/2021) – Aprovado (leia texto no início da reportagem)

INDICAÇÃO
Regulamentação de concursos públicos municipais (In nº 627/2021) – Aprovado – Prof.ª Flávia Cabral (PTB) indica ao prefeito que envie à Câmara de Londrina projeto de lei que regulamente os concursos públicos e processos seletivos municipais, contendo os requisitos mínimos e vedações a serem cumpridos pela banca examinadora, inclusive sobre o prazo para eventuais suspensões e cancelamentos, bem como eventuais penalidades a serem impostas.

Previstas no Regimento Interno, as Indicações apresentadas por escrito e submetidas à aprovação plenária têm a função de sugerir projetos de lei ao Poder Executivo Municipal sobre matérias de exclusiva competência deste, ou a realização de ato administrativo ou de gestão aos órgãos públicos em nível estadual ou federal, da Administração direta, indireta, autárquica e fundacional. 

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.