Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

25/02/2021 - 20:48:00

Câmara aprova urgência em tramitação de projeto contra fraude na vacinação da covid-19

email
1
Na sessão ordinária desta quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Londrina (CML) aprovou, com 11 votos favoráveis e 5 contrários, pedido de urgência para discussão do projeto de lei (PL) nº 12/2021, que trata da criação do Programa Contra Fraude na Vacinação da Covid-19 em Londrina. Com a urgência, a proposta seria colocada em votação ainda nessa quinta, mas foi retirada de pauta por uma sessão a pedido da autora, vereadora Profª Sônia Gimenez (PSB).

Conforme o projeto, o Município poderá criar uma Central Única de Vacinação para reunir diversas informações, como tipo e número de doses das vacinas recebidas. Todos os dados deverão ser publicados no Portal de Transparência da Prefeitura. O projeto também prevê que aqueles que fraudarem a ordem de prioridade de vacinação segundo o Plano Municipal de Imunização serão multados e proibidos de participar de concursos municipais por cinco anos. O valor e a forma de cobrança deverão ser regulamentados pelo Poder Executivo até 30 dias após a publicação da lei.


Na justificativa do projeto, a vereadora Profª Sônia Gimenez afirmou que a finalidade é estabelecer ordem, transparência e dar melhores condições de controle da campanha de imunização em Londrina. "Fraudar a fila da vacinação é um crime de desumanidade e cidadania. A fraude à ordem de preferência de imunização contra o coronavírus deve ser evitada e combatida", ressaltou.


Tramitação – Em sua forma original, o projeto impunha obrigações ao Executivo Municipal, como o dever de implantar a Central Única, criar multa e normatizar a forma de cobrança. Já o substitutivo nº 1 passa a "autorizar" a Prefeitura a promover as medidas trazidas no projeto. O substitutivo autoriza a criação, no atual Cadastro de Vacinação, de uma Central Única de Vacinação, e amplia as informações que devem ser publicadas, acrescentando "o cronograma de aplicação das vacinas" e "o andamento das imunizações". O substitutivo também autoriza o Executivo a criar no Cadastro de Vacinação subgrupos para melhor ordenamento dos grupos prioritários.


Em seu parecer, a Assessoria Jurídica da Câmara manifestou-se contra o projeto, tanto em sua forma original quanto na forma do substitutivo. Conforme a assessoria, mesmo com as alterações no texto, o projeto é inconstitucional, por propor atos que são de competência exclusiva do prefeito Marcelo Belinati (PP), responsável pela gestão do município. A Comissão de Justiça, Legislação e Redação não seguiu o parecer técnico e manifestou-se favoravelmente tanto ao projeto original quanto ao substitutivo nº 1. No entendimento da comissão, o PL atende à função primordial do Legislativo, que é a fiscalização dos atos do Executivo.


A Assessoria Técnico-Legislativa da Câmara também se manifestou pelo vício de iniciativa do PL, mas ressaltou que proposições de mesma natureza foram apresentadas pela Câmara de Curitiba e pelo Senado Federal. Na capital paranaense, o Legislativo aprovou no início de fevereiro multas que variam de R$ 5 mil a R$ 150 mil para quem desrespeitar a fila de vacinação. No Senado, há ao menos dois projetos que tratam de fraudes na aplicação dos imunizantes. O PL 505/2021 tipifica como crime a falsa imunização. Já o PL 496/2021 prevê que quem for chamado para receber o imunizante poderá levar um acompanhante e registrar o momento da vacinação. As comissões de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização e de Seguridade Social da Câmara de Londrina votaram a favor do projeto.


CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Marcela Campos MTB 6.229 PR


Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.