Câmara participa da Quinzena de Doação de Sangue


Evento que começa neste dia 1º tem como objetivo continuar incentivando a população a doar sangue, permitindo o atendimento de mais hospitais públicos

Mais uma vez a Câmara Municipal participa, por meio de parceria com o Hemocentro Regional de Londrina (Hemocentro do Hospital Universitário - HU), da realização da Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue, que será realizada entre os dias 1º e 15 de junho. Em sua terceira edição, o evento contabiliza avanços como o aumento no volume de doações e o fato de as coletas, atualmente, serem feitas integralmente na sede do Hemocentro, o que facilita o trabalho da equipe, tornando-o menos oneroso e mais seguro. Instituída por meio da Lei municipal 12.037/2014, a Quinzena tem como principal desafio levar à população informações sobre o serviço, que garante o funcionamento do banco de sangue responsável pelo atendimento de 22 hospitais, cinco deles em Londrina: Hospital Universitário, Hospital do Câncer, Hospital Zona Norte, Hospital Zona Sul e Maternidade Municipal. As outras 18 instituições atendidas são de municípios integrantes da 17ª Regional de Saúde.

A abertura oficial do evento será no dia 1º de junho, às 14 horas, no Museu Histórico de Londrina (rua Benjamin Constant, 900, Centro).

A programação dos dias seguintes inclui atividades pedagógicas nas instituições de ensino, panfletagens em ruas da cidade, apresentações culturais, realização de cultos, blitze educativas, sensibilização no Terminal Central e divulgação de vídeos em missas e reuniões de grupos de catequese. O encerramento da 3ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue vai acontecer durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores, no dia 13 de junho, às 14h30, com cerimônia para entrega de certificados de Reconhecimento Público a 20 grupos de doadores de sangue e apresentação musical do grupo “Solidariedade Sempre”. Aumento de leitos - No último ano, o crescimento nas doações de sangue permitiu a inclusão de quatro novas instituições de saúde na rede atendida pelo Hemocentro do HU: Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e hospitais de Cambé, Rolândia e Ibiporã. “Atualmente atendemos 70% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) da 17ª Regional. Nossa meta é chegar a 100%”, informa o coordenador médico do Hemocentro Regional, hematologista Fausto Trigo.

Em três anos a capacidade do serviço saltou de uma média de 1.000 bolsas/mês para 1,2 mil bolsas/mês, reflexo, segundo Trigo, da maior conscientização da população para a importância de doar sangue. “Outro dado a ser destacado é que há três anos, quando a Quinzena de Doação foi instituída, 45% das coletas eram realizadas em locais como empresas, igrejas e universidades. Hoje todos os doadores dirigem-se ao Hemocentro, localizado ao lado do Hospital Universitário.” Fausto Trigo informa ainda que durante o evento deste ano serão reivindicadas melhorias na sinalização viária, com colocação de placas indicando a localização do Hemocentro Regional, e indicação de uma linha de ônibus urbano que seja referência para as pessoas que queiram dirigir-se ao serviço. A 3ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue é uma promoção do Governo do Estado, por meio do Hemocentro Regional de Londrina. A unidade integra o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, rede pública paranaense de coleta de sangue, ou seja, a Rede Hemepar. O evento conta com apoio oficial da Câmara de Vereadores, além de importantes parceiros da iniciativa pública e privada, organizações sociais e culturais e universidades.

As coletas de sangue no Hemocentro Regional de Londrina, prédio ao lado HU, são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30. A programação completa da 3ª Quinzena de Conscientização à Doação de Sangue pode ser conferida no site www.cml.pr.gov.br



Material da Campanha


Aqui você pode acessar todo o material utilizado na Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue.
Fique à vontade para utilizá-la nas Redes Sociais e em seu site.



HEMOCENTRO REGIONAL DE LONDRINA
ao lado do Hospital Universitário (HU)

Hemocentro do HU - Londrina PR

R. Claudio Donizete Cavallieri, 156 - Jardim Aruba, Londrina - PR
Horário de atendimento:
Segunda à sexta das 13h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30.
Mais informações pelos fones (43) 3371-2218 e 3371-2356
ou pelo email: hemocentrohu@uel.br