Doação de sangue é tema de mobilização anual


Junho Vermelho e 4ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue reúnem instituições em prol do incentivo à doação permanente de sangue

Instituídos por meio das leis municipais nº 12.587/2017 e nº 12.037/2014, o Junho Vermelho e 4ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue se caracterizam pela realização em de uma grande mobilização anual na cidade, com diferentes atividades, para incentivo à doação permanente de sangue. Os eventos são promovidos pelo Hemocentro Regional de Londrina (Hemocentro do Hospital Universitário - HU), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Rede Hemepar), com apoio da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, em parceria com instituições públicas e privadas.

O vereador Junior Santos Rosa (PSD), autor da lei que criou o Junho Vermelho no município e realizado este ano em sua 1ª edição, lembra que tradicionalmente, neste período do ano, reduz o número de doações de sangue. “Esta parceria da Câmara com instituições que lutam pela conscientização da importância de doar sangue vem justamente para mostrar a necessidade de regularização dos estoques durante o ano todo”, destaca Junior Santos Rosa, lembrando ainda que em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já o vereador Tio Douglas (PTB), autor da lei que instituiu a Quinzena de Conscientização à Doação de Sangue, ressalta que as ações durante os últimos quatro anos consecutivos levaram a um aumento significativo e muito importante das doações ao Hemocentro do HU. “No início, em 2014, o volume coletado ficava entre 700 e 750 bolsas de sangue. Hoje a média é de 1,2 mil bolsas por mês, mas ainda não é suficiente.” O parlamentar explica que este ano foi iniciado um esforço para envolver todos os 21 municípios pertencentes à 17ª Regional de Saúde na mobilização. “Oito deles já foram visitados e demonstraram uma boa receptividade. A ideia é buscar apoio da Avempar (Associação dos Vereadores do Médio Paranapanema) para que seja viabilizado o transporte de doadores dos municípios vizinhos ao Hemocentro Regional em Londrina”, completa Tio Douglas.

Desafios – Segundo o coordenador médico do Hemocentro Regional, a meta é chegar à média de 2 mil bolsas coletadas mensais. “Nossos grandes desafios são intensificar a conscientização para que cada vez mais pessoas sejam doadoras e conseguir implantar um ponto de coleta avançada no Centro de Londrina, facilitando o acesso ao serviço. Uma de nossas maiores dificuldades hoje é a distância do Hemocentro (com sede ao lado do HU) da área central da cidade,” lembra o hematologista Fausto Trigo.

O médico informa que um imóvel de 150 metros quadrados, onde antes funcionava a Clínica Odontológica Universitária (COU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), junto ao Colégio de Aplicação, deverá ser reformado para abrigar o ponto de coleta de sangue. “Estamos em fase de elaboração e aprovação de projetos para o início da reforma. A ideia é viabilizarmos a implantação em um ano. Este é um desejo antigo e uma medida muito importante para facilitar o acesso da população ao Hemocentro”, reforça o médico.

O Hemocentro Regional do HU integra a Rede Hemepar, serviço público unificado de coleta, armazenamento, processamento e distribuição de sangue do Estado do Paraná e é responsável pelo fornecimento de sangue e seus derivados a 22 hospitais que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, cinco estão em Londrina (Hospital Universitário, Hospital do Câncer, Hospital Zona Norte, Hospital Zona Sul e Maternidade Municipal) e os demais em municípios integrantes da 17ª Regional de Saúde.

IMPRENSA ASCOM/CML Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327



Material da Campanha


Acesse o material informativo e publicitário sobre “Doação de Sangue”
produzido pelo Hemocentro Regional de Londrina/Hospital Universitário e Rede Hemepar/PR.
Fique à vontade para utilizá-la nas Redes Sociais e em seu site.



HEMOCENTRO REGIONAL DE LONDRINA
ao lado do Hospital Universitário (HU)

Hemocentro do HU - Londrina PR

R. Claudio Donizete Cavallieri, 156 - Jardim Aruba, Londrina - PR
Horário de atendimento:
Segunda à sexta das 13h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30.
Mais informações pelos fones (43) 3371-2218 e 3371-2356
ou pelo email: hemocentrohu@uel.br