Certificação 2022
Londrina, 22 de novembro de 2022.
Lojas de Londrina recebem selo “Arma não é brinquedo”.
Quarenta e quatro lojas de Londrina foram contempladas com o selo “Arma não é brinquedo… dê abraços” na 11ª edição de entrega do certificado, realizada na sessão de 22 de novembro de 2022, da Câmara Municipal de Londrina (CML). Incluído na lei municipal nº 9.188/2003, o selo tem o objetivo de reconhecer estabelecimentos que não comercializam brinquedos com o formato de armas de fogo.
O selo é entregue pela Prefeitura durante solenidades organizadas pela CML e tem validade de dois anos. A 11ª edição contemplou lojas que solicitaram a identificação em 2021 e 2022. A cerimônia contou com a presença de representantes da sociedade civil, da Prefeitura e da Polícia Militar.
Em seu formato original, a lei municipal nº 9.188, de 3 de outubro de 2003, proibia a comercialização de armas de brinquedo em Londrina, mas em 2011, ela foi alterada pela lei nº 11.309 para prever também a entrega de um selo às lojas que aderissem à medida. A concessão é feita por meio de requerimento do lojista interessado à Secretaria Municipal de Fazenda, que promove fiscalizações por amostragem.
Em 2014, os artigos da lei que tratavam da proibição da venda de armas de brinquedo foram declarados inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A entrega do selo, contudo, continua permitida.
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327
Certificação 2021
Londrina, 10 de março de 2022.
Câmara de Londrina entrega certificado a lojas participantes da campanha “Arma não é brinquedo”.
Setenta e quatro lojas de Londrina foram contempladas neste ano com o selo "Arma não é brinquedo… dê abraços", incluído na lei municipal nº 9.188/2003 com o objetivo de reconhecer estabelecimentos que não comercializam brinquedos com o formato de armas de fogo. A 10ª edição de entrega do certificado foi realizada na sessão de 10 de março de 2022, da Câmara Municipal de Londrina (CML) e contou com a presença de representantes da Prefeitura, da Polícia Militar, da sociedade civil e do comércio.
O selo é entregue durante solenidades organizadas pela CML e tem validade de dois anos. Em 2020 e 2021, a cerimônia não foi realizada devido à pandemia de covid-19. Segundo o então presidente do Legislativo, vereador Jairo Tamura (PL), o evento é uma forma simbólica de auxiliar as pessoas a refletirem sobre a importância da pacificação nas relações.
Presente na solenidade, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina, tenente-coronel Nelson Villa Junior, também reconheceu a necessidade da ação. "Não podíamos deixar de enaltecer essa iniciativa, que tenta trazer um pensamento de paz, de harmonia, de evitar o confronto e estabelecer a pacificação social por meio da dissolução dos conflitos pelo diálogo. O monopólio do uso da força é do Estado. Quem tem que estar bem preparado para a utilização de armas para a preservação da ordem pública e o combate à criminalidade violenta é a polícia", disse.
O secretário do Conselho Municipal de Cultura e Paz, Luis Cláudio Galhardi; o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; e o diretor comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Angelo Pamplona, chamaram a atenção para o momento em que a solenidade ocorre, justamente quando há uma guerra na Ucrânia, com diversos mortos entre a população civil. "A arma deve ser utilizada no serviço de segurança pública, por policiais, quando tem que ser utilizada. É isso que queremos passar a nossas crianças", afirmou Galhardi, um dos principais incentivadores da campanha.
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327
Certificação 2021
Londrina, 13 de novembro de 2019.
Selo “Arma não é brinquedo” será entregue na Câmara
A 9ª edição da cerimônia será realizada no dia 21 para renovar o compromisso com a paz de 45 lojistas da cidade que não vendem brinquedos bélicos.
No dia 21 deste mês a Câmara de Vereadores promove em parceria com a Prefeitura de Londrina,
pelo 9º ano consecutivo, a cerimônia de entrega do selo "Arma não é brinquedo... dê abraços! Lei Municipal nº 9.188/2003",
campanha realizada por meio de parceria entre o poder público, o comércio local e entidades da sociedade civil para incentivar a cultura da paz.
O evento, que este ano integra a programação da 2ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa, será realizado às 14h30, no início da sessão ordinária,
e deverá contar com a presença de 45 lojistas da cidade que optaram por não vender armas de brinquedo.
Além dos comerciantes que deverão renovar a certificação, deverão participar da cerimônia representantes das secretarias municipais de Fazenda
e de Educação, do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando,
do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), Polícia Civil, Guarda Municipal, Vara da Infância e da Juventude,
Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), entre outros.
De acordo com a lei 9.188/2003 – que colocou Londrina na vanguarda do movimento pela não-violência e inspirou os estados de São Paulo,
Rio de Janeiro e o Distrito Federal a criarem legislações semelhantes – o selo pode ser utilizado pelas empresas em seus materiais de publicidade
e tem validade de dois anos. A entrega dever ser realizada durante cerimônia na Câmara Municipal, sempre na quinta-feira em que se comemora o
"Dia Internacional do Protesto Contra os Brinquedos de Guerra".
Papel educativo - Além de uma placa que permite ao consumidor identificar o estabelecimento participante deste movimento pela paz,
os lojistas receberão um certificado fornecido pela Secretaria Municipal de Fazenda e um CD contendo o arquivo digital da logomarca da campanha,
que poderá ser utilizada, pelo período de dois anos, em todo o material publicitário da empresa.
“Os lojistas tornam-se, desta forma, parceiros da cidade neste movimento pela paz. Eles assumem um papel educativo,
ajudando a combater a ideia de que a resolução de conflitos se dá por meios bélicos”, defende o diretor do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz)
e gestor administrativo do Movimento Pela Paz e Não-Violência (Londrina Pazeando), Luiz Claudio Galhardi.
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo
Londrina, 22 de novembro de 2018.
Comerciantes de Londrina recebem selo "Arma não é brinquedo"
Hoje são 82 lojistas da cidade com a certificação que identifica empresas que não comercializam brinquedos parecidos com armas de fogo.
Lojistas do comércio varejista de Londrina participaram na tarde do último dia 22 da solenidade da entrega do selo "Arma não é brinquedo... dê abraços!", durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Londrina. Promovida há oito anos, a cerimônia foi realizada por iniciativa do vereador Amauri Cardoso (PSDB) com o objetivo certificar empresas que não comercializam brinquedos parecidos com armas de fogo, em cumprimento à lei municipal nº 9.188/2003. Atualmente, 82 lojistas da cidade possuem o selo.
Este ano, a certificação foi concedida a 34 comerciantes, fiscalizados pela Secretaria Municipal da Fazenda após solicitarem a participação na campanha. Destes, 13 requisitaram o certificado pela primeira vez e 21 renovaram o pedido. Os estabelecimentos podem afixar o selo em local visível e utilizá-lo em sua publicidade pelo prazo de dois anos, quando deve ser renovado. A gerente administrativa do Camelódromo de Londrina, Rafaela Fernandes Kemmer participou da cerimônia como representante de cinco lojistas do centro de compras. "Todos estão renovando o selo. Os clientes às vezes ligam na administração para perguntar qual loja vende armas de brinquedo, pois não encontram esse tipo de produto. Aproveitamos, então, para falar sobre a campanha", conta.
A lei municipal nº 9.188 proíbe o comércio de armas de brinquedo e de réplicas desde 2003. Oito anos depois, em 2011, a certificação das empresas com o selo "Arma não é brinquedo... dê abraços!" foi incluída na regra municipal por meio da lei nº 11.309/2011. Durante a cerimônia realizada na Câmara, o gestor da organização Londrina Pazeando Luís Cláudio Galhardi salientou que a legislação apresenta caráter educativo e de reflexão. Segundo ele, a iniciativa londrinense já inspirou ações semelhantes em outras regiões do país. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a venda de réplicas de armas é punida com multa de até R$ 200 mil. No Distrito Federal a restrição inclui armas de brinquedo que disparem balas, bolas e espumas ou produzam sons.
Para o vereador Amauri Cardoso, é preciso viver a cultura de paz no dia a dia. "Conjugar o verbo 'pazear' vai além da campanha 'Arma Não é Brinquedo'. É cuidar do nosso próprio comportamento, falando de paz, cumprindo honestamente as leis, porque nós estamos sendo observados o tempo todo. Quando eu vivo isso, o exemplo arrasta. Nada muda se você não mudar", afirma.
A solenidade de entrega do selo foi presidida pelo vereador Ailton Nantes (PP), presidente em exercício da Câmara, e contou também com a presença do chefe de gabinete do Executivo, Marcos Urbaneja; da presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), Maria Aparecida Prandini Pereira; do coordenador da organização Londrina Pazeando, Wilsonei de Mattos; e da presidente do Instituto de Tecnologia e Dignidade Humana, Cineiva Campoli Paulino Tono. Estiveram presentes ainda estudantes da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães.
JORNALISMO - ASCOM Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PR Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327
Uma cerimônia em nome da paz foi realizada na tarde desta quinta-feira (23), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Londrina.
Por iniciativa do vereador Amauri Cardoso (PSDB), lojistas da cidade que não vendem armas de brinquedo em seus estabelecimentos receberam o selo "Arma não é brinquedo... dê abraços! Lei Municipal nº 9.188/2003", em sua sétima edição.
Ao final, todos uniram-se aos alunos da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães e aos demais participantes da solenidade para o já tradicional 'abraço da paz'.
Este ano o selo foi concedido pela Câmara Municipal e Prefeitura de Londrina a 48 lojistas visitados por representantes do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e Ong Londrina Pazeando; Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil)
e fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda. A certificação tem validade por dois anos e permite ao consumidor identificar os estabelecimentos comprometidos com a cultura da não-violência. No total, 82 lojistas participam da iniciativa na cidade.
Durante a cerimônia o presidente do Compaz, Charleston Luiz da Silva, destacou a importância da iniciativa e lamentou o fato de a mobilização dos comerciantes ainda não ser completa.
"Mas temos certeza que com o apoio e empenho de toda a sociedade vamos atingir a meta de não termos mais armas de brinquedo sendo comercializadas."
Para o vereador Amauri Cardoso é preciso investir cada vez mais em políticas públicas que promovam a educação e o conhecimento da cultura de paz.
"Precisamos trabalhar para que nossas crianças e adolescentes se pautem por estes valores, acima de tudo neste momento de ânimos acirrados e de posicionamentos extremistas, em que muitos defendem que precisamos nos armar até os dentes", alertou o vereador.
A solenidade de entrega do selo foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Ailton Nantes (PP) e contou com a presença do deputado Tercílio Turini (PPS), que entregou à Ong Londrina Pazeando o Título de Utilidade Pública concedido pelo Estado do Paraná. O certificado foi recebido pelo diretor da Ong e presidente da Comercial de Móveis Brasília, Francisco Ontivero, e pelo coordenador da Londrina Pazeando, Wilsonei de Matos. Também participaram da sessão solene o secretário municipal de Defesa Social em exercício, coronel Luiz Carlos Deliberador, representando o prefeito Marcelo Belinati (PP); o diretor da Acil Angelo Pamplona e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB / Londrina), Paulo Magno.
IMPRENSA ASCOM/CML Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PR Fotografia Devanir Parra MTB 2155PR Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327
Assessoria de Comunicação – Imprensa - CML Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277 Redação Salvador Francisco, MTB 1184 Fotografia Devanir Parra, MTB 2155