Câmara Mirim dá início a semana de treinamento

A estrutura organizacional do Legislativo Londrinense, a função dos vereadores e o processo legislativo são alguns dos temas que serão abordados entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, durante treinamento dos vereadores mirins, sempre a partir das 14 horas, na sala de sessões do prédio do Legislativo. Os 26 integrantes do programa (19 titulares e sete suplentes) que participarão da Legislatura 2019 da Câmara Mirim da Escola do Legislativo são alunos de sete escolas públicas e particulares de Londrina. A Sessão de Instalação da Legislatura, com a posse dos novos integrantes, e a eleição da Mesa Executiva será realizada no dia 9 de fevereiro (sábado), às 16 horas.

Os cinco dias de treinamento serão realizados por servidores da Câmara Municipal de Londrina e contarão ainda com palestras sobre o papel da comunicação pública; cerimonial e eventos no Legislativo; a administração predial e a segurança do vereador mirim; a divisão dos poderes e o sistema eleitoral; o Regimento Interno da Câmara Mirim; os serviços de redação de ofícios e de atas e o sistema de votação eletrônica. Os estudantes participarão ainda de treinamento sobre técnicas para falar em público e de oficina de produção legislativa.

Maior abrangência – Uma das novidades do programa este ano é a participação de alunos do ensino médio, além de estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. A mudança, segundo o coordenador da Escola do Legislativo, Jeferson Inácio, foi necessária devido à assinatura, em abril de 2018, de Termo de Parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), responsável, por sua vez, pelo Programa Parlamento Jovem. Por meio desta parceria os vereadores mirins têm a oportunidade de conhecer todo o processo de um pleito eleitoral, inclusive com o uso de urnas eletrônicas no dia da votação para escolha dos participantes da Câmara Mirim.

Para Jeferson Inácio um dos benefícios da participação dos alunos do ensino médio deverá ser o enriquecimento dos debates. "Os adolescentes de séries mais avançadas já têm oportunidade de discutir questões das áreas de filosofia e sociologia, o que pode colaborar para o aprofundamento dos temas", observa. O coordenador lembra ainda que foi feita uma alteração no Regimento Interno do programa, tornando obrigatória a maior participação nas sessões. "Hoje cada vereador mirim tem o dever de se manifestar pelo menos uma vez nas sessões ordinárias, seja por meio do uso da palavra, seja por meio de indicações ou proposta de temas para discussão", explica.

Elo com a comunidade - O presidente do Legislativo, vereador Ailton Nantes (PP), reconhece que a primeira legislatura da Câmara Mirim, em 2018, serviu de experiência para o aprimoramento dos trabalhos neste ano. "As pautas, no ano que passou, não tiveram um direcionamento específico para a faixa etária e para o universo dos estudantes. Em 2019 vamos dedicar uma atenção maior a isso." Para o parlamentar, o programa Câmara Mirim tem sido uma ferramenta a mais para a comunidade se aproximar do Legislativo. "Esta é uma iniciativa muito importante para divulgar o trabalho da Câmara Municipal de Londrina. Estes jovens atuam como multiplicadores junto à comunidade escolar, às suas famílias e ao meio em que vivem", defende Nantes. De acordo com o cronograma da Câmara Mirim para 2019, serão realizadas dez sessões ordinárias ao longo do ano, sempre na última sexta-feira do mês, no período das 15 às 17 horas, na Sala de Sessões da Câmara Municipal. A primeira sessão ordinária, portanto, será realizada no dia 22 de fevereiro.

Mais informações sobre este assunto com a equipe do Setor de Jornalismo da Ascom/CML, fones 3374-1326 e 3374-1327.

JORNALISMO - ASCOM Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327