Vereadores mirins tomam posse neste sábado

Neste sábado (9), às 16 horas, será realizada a cerimônia de posse da Câmara Mirim da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Londrina.

Ainda durante a Sessão de Instalação da Legislatura 2019, que será realizada na sala de sessões do Legislativo e dirigida pelos próprios vereadores mirins, será eleita a Mesa Executiva responsável por comandar os trabalhos nos primeiros seis meses do ano.

De acordo com cronograma já definido, ao longo de todo o ano serão realizadas dez sessões ordinárias, sempre na última sexta-feira do mês, no período das 15 às 17 horas.

A solenidade de posse dos vereadores mirins acontece após treinamento realizado com os estudantes entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, no qual receberam orientações sobre o funcionamento do Legislativo e conheceram técnicas para falar em público.

Na cerimônia deste sábado estarão presentes, além dos estudantes eleitos para a Câmara Mirim, participam do programa, os familiares, diretores e professores das escolas participantes.

Também devem participar a juíza eleitoral Fabiana Bressan, representando o Tribunal Regional Eleitoral; a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Paschoal Moraes; e a chefe do Núcleo Regional de Ensino de Londrina, Estela de Fátima Camata Lopes.

Consciência e cidadania - O programa Câmara Mirim da Escola do Legislativo reúne alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e particulares de Londrina e busca, entre outros objetivos, desenvolver a consciência política; incentivar a formação da cidadania e fortalecer a democracia. Para o presidente da Câmara, vereador Ailton Nantes (PP), a iniciativa também tem o mérito de aproximar a comunidade do Legislativo. "O programa é muito importante para divulgar o trabalho da Câmara Municipal de Londrina. Estes jovens atuam como multiplicadores junto à comunidade escolar, às suas famílias e no meio em que vivem", defende Nantes.

Após a cerimônia de posse dos titulares e suplentes, os vereadores mirins estarão prontos para dar início à sua experiência legislativa com a primeira sessão ordinária, que será realizada no dia 22 deste mês. A cerimônia de posse dos vereadores mirins contará com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br e no canal da Câmara de Vereadores no Youtube.

JORNALISMO - ASCOM Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327