Vereadores Mirins demonstram disposição para mudanças

Com expectativas de amadurecerem como cidadãos e de colaborarem para uma cidade melhor para todos, tomaram posse no último sábado (9) os 22 vereadores e vereadoras mirins da Legislatura 2019.

A empolgação com a participação no programa Câmara Mirim da Escola do Legislativo realizado neste ano em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ficou evidente nos discursos dos alunos participantes, matriculados em escolas públicas e particulares da cidade.

"Acredito que este projeto provocará em nós o interesse de nos tornarmos ativos politicamente e cidadãos mais participativos", afirmou Izadora Zequim Bressan, da Escola Educativa, na presença de professores, diretores, familiares, vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Regional de Ensino (NRE). A vereadora mirim ainda destacou a importância de todos conhecerem como funcionam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para poderem cobrar ações que são da responsabilidade de cada um.

Já Gabriela Maria dos Santos, do Colégio Estadual Machado de Assis, aproveitou a oportunidade para lembrar a falta de interesse da população pela política, principalmente entre os jovens. "Quero falar daqueles que não levam a política muito a sério, por causa dos maus políticos. Espero que nós, vereadores mirins desta legislatura, possamos despertar o interesse destes jovens e de parte da população, que vê a política como algo ruim. A gente espera que isto não aconteça mais", disse a estudante, após agradecer o apoio e confiança recebidos dos pais, professores, diretora e colegas, além de servidores do Legislativo.

Exemplo – Ao dar as boas-vindas aos jovens parlamentares o presidente da Câmara Municipal de Londrina, vereador Ailton Nantes (PP), ressaltou que a iniciativa é um exemplo para outros municípios. "Se os resultados forem tão bons quanto esperamos, outras cidades serão estimuladas a fazer o mesmo. Independentemente da carreira profissional que vocês seguirão, esta experiência será de fundamental importância", previu Nantes, para afirmar que o crescimento não deverá ser apenas dos vereadores mirins, mas também do Legislativo. "Vamos querer ouvir vocês, a experiência que vocês trazem de casa e de suas comunidades.

A Câmara e a cidade precisam de vocês", completou. Para a representante da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Cordeiro, os alunos participantes da Câmara Mirim estão diante de uma oportunidade única. "Vocês aqui representam os mais de 100 mil estudantes de Londrina, e contam com uma rede de apoio composta por suas famílias, pelas escolas, pelos vereadores e servidores desta Casa. Portanto, aproveitem", recomendou. Também presente à cerimônia, a representante do Núcleo Regional de Ensino, Poliane Primo, destacou o importante papel de pais e educadores, que incentivaram a participação dos filhos e alunos no programa da Escola do Legislativo.

Pareceria com TRE - Os 19 vereadores mirins e três suplentes empossados no último sábado foram escolhidos por meio da parceria do Legislativo com o Programa Parlamento Jovem, do TRE, que permitiu aos alunos das escolas participantes conhecerem todo o processo de um pleito eleitoral, inclusive com o uso de urnas eletrônicas no dia da votação. Durante a Sessão de Instalação da Legislatura 2019, dirigida pelos próprios vereadores mirins, também foi eleita a Mesa Executiva responsável pelos trabalhos nos primeiros seis meses do ano. Kauana Teodoro da Silva, do Colégio Sesi, é a presidente, acompanhada de Gabriela dos Santos como vice-presidente e de Victor Nellessen, da Escola Educativa, como secretário.

Ao longo de 2019 serão realizadas dez sessões ordinárias da Câmara Mirim, sempre na última sexta-feira do mês, no período das 15 às 17 horas. A primeira sessão ordinária está prevista para acontecer no dia 22 deste mês.

JORNALISMO - ASCOM Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327