Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

06/04/2021 - 17:24:00

Conscientização sobre a saúde bucal e aniversário do LEC são discutidos em sessão

email
1
Durante a sessão ordinária remota desta terça-feira (6), os vereadores receberam convidados para tratar sobre dois assuntos: o aniversário de 65 anos do Londrina Esporte Clube (LEC) e o Abril Branco, mês de conscientização da saúde bucal. O encontro remoto teve transmissão pelos canais do Legislativo no Youtube e no Facebook.

Abril Branco – Os cirurgiões-dentistas Henrique Nakama e José Augusto Camargo participaram da sessão desta tarde, por meio do requerimento nº 41/2021, proposto pelo vereador Jairo Tamura (PL), e abordaram o tema da saúde bucal. Nakama e Camargo são, respectivamente, presidente e diretor da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) seção Paraná.

Em Londrina, a lei nº 12.852/2019, de autoria de Tamura, instituiu no calendário de comemorações oficiais do município o Abril Branco, mês escolhido para ações educativas de prevenção ao câncer bucal e outras doenças. "Encaramos o Abril Branco como uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, as famílias, a comunidade e o governo a tomarem medidas para reduzir a incidência das doenças bucais, que têm repercussão importantíssima na saúde integral e na qualidade de vida da sociedade", afirmou Camargo.

Conforme o presidente da ABCD, no Brasil, 80% dos adultos apresentam doenças nas gengivas. Ainda segundo ele, pessoas com doenças periodontais têm duas vezes mais chances de morrer de problemas cardíacos e três vezes mais chances de sofrer acidente vascular cerebral. "Estamos focados em mostrar para a população essa relação que existe da saúde bucal com o corpo inteiro. Muitas vezes a pessoa fala assim: dor de dente não mata. Mata", alertou Nakama.

O vereador Jairo Tamura destacou a relevância do Abril Branco para conscientizar a população e prevenir enfermidades. "É de extrema importância o trabalho que todos os cirurgiões-dentistas fazem não só no Paraná, mas no Brasil. (...). Neste momento de pandemia, a higiene bucal e a prevenção se fazem muito mais necessárias", afirmou.

LEC - O presidente do Londrina Esporte Clube, Felipe Prochet, participou da sessão a convite do vereador Eduardo Tominaga (DEM), por meio do requerimento nº 108/2021, e falou sobre os 65 anos da agremiação celebrados ontem (5). Prochet prestou contas dos investimentos no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), que é municipal e está cedido para o clube por meio da lei nº 12.000/2014. Segundo ele, nos dois últimos anos foram destinados R$ 394.864,65 para manutenção do VGD.

O presidente do LEC também apresentou um balanço das ações sociais do clube realizadas durante a pandemia, como a doação de colchões para o município destinar a pessoas carentes e a venda de mais de 4 mil máscaras. "O lucro delas foi revertido para as creches de Londrina que estavam sem recursos durante a pandemia", detalhou Prochet.

Os parlamentares destacaram a importância do Londrina para a cidade e desejaram sucesso ao time, que neste ano volta a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. O vereador Eduardo Tominaga destacou que, além do futebol profissional, o LEC possui projetos sociais com crianças, e tem grande relevância para o município. "O Londrina é um ativo para a cidade. É praticamente impossível mensurar o quanto tem de potencial por trás de toda a estrutura e de todo o trabalho que pode ser feito para ajudar nossa cidade a se desenvolver", pontuou.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.