11/12/2019 - 17:37:00

Pet shops deverão seguir normas de higiene e bem-estar para venda de animais de estimação

Iniciativa da vereadora Daniele Ziober (PP), o projeto de lei que regulamenta a venda de animais de estimação em Londrina foi aprovado em segunda discussão na sessão desta terça-feira (10). Por maioria (18 votos a favor e uma ausência), os vereadores acataram, em segunda votação, o substitutivo nº 3 ao projeto de lei 60/2017. Conforme o texto aprovado, os pet shops e outros estabelecimentos que comercializam animais deverão cumprir uma série de exigências, ampliando o que já prevê o Código de Posturas do Município. Agora, o projeto segue para discussão única da redação final, que ocorrerá na sessão de quinta-feira (12).

O projeto proíbe que os animais fiquem expostos em gaiolas e exige o uso de baias de vidro. Também ficou estipulado um limite de dois animais por baia, sempre da mesma espécie. Eles deverão ficar expostos por, no máximo, dez horas por dia. Autora da proposta, a vereadora Daniele Ziober explica que o projeto traz normas mais específicas em relação ao que já é previsto no Código Municipal de Posturas e em leis estaduais de proteção animal. "Permanecem os animais em pet shops, porém regulamentando algumas coisas que causam maus-tratos, que é a patinha na grade, muito tempo de permanência. É um passo para o bem-estar dos animais, para tentar regulamentar com que eles [estabelecimentos comerciais] trabalhem de forma correta, para a saúde e a integridade dos animais como vidas e não só vistos como comércio", destaca Ziober.

O projeto de lei aprovado também exige que as baias tenham, no mínimo, largura três vezes maior do que o comprimento do animal, e altura de 60 centímetros a mais do que a do maior animal no espaço. Essas dimensões já constavam no Código de Posturas Municipal, mas, segundo a vereadora, não vinham sendo cumpridas. Outra obrigatoriedade é ter ambiente climatizado e câmera para gravar as atividades do estabelecimento. Os animais à venda deverão ser castrados e receber microchips de identificação. Além disso, a reprodução de animais domésticos será permitida por criadores devidamente regularizados e credenciados pelo Município. As regras também valem para pássaros.

Primeira proposta – Em sua forma original, o projeto proibia a permanência, criação e exposição de animais em pet shops e outros estabelecimentos, assim como o comércio livre por meio de sites e anúncios em jornais e revistas, determinando que a venda nos pet shops deveria ser feita somente por meio de catálogos de criadores devidamente credenciados. O substitutivo nº 3 foi apresentado pela autora do projeto, que na justificativa do novo texto afirma que a proposta precisou ser alterada diante de significativas modificações feitas na matéria ao longo de sua tramitação e da resistência dos demais vereadores em votar o projeto da forma proposta originalmente.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7792PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo