14/09/2021 - 10:20:00

Vereadores de comissão especial fazem fiscalização surpresa no Terminal Central de Londrina

Às 6h30 da manhã desta terça-feira (14), os vereadores da Comissão Especial dos Transportes Públicos da Câmara de Londrina iniciaram uma vistoria surpresa no Terminal Central da cidade. O horário foi escolhido pelo grande fluxo de passageiros e de ônibus.

Conforme a vereadora Mara Boca Aberta (Pros), presidente da comissão, os parlamentares encontraram deficiências na higienização dos coletivos, que é uma das medidas para evitar a propagação da covid-19. Ainda segundo a parlamentar, havia ônibus superlotados, principalmente em linhas que receberam os passageiros de outras que foram encerradas durante a pandemia.

"O que nós constatamos, inclusive verificamos com os fiscais da CMTU [Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização], é que o fluxo aumentou e a quantidade de ônibus não obedeceu ao mesmo critério. Não está sendo feita a higienização dentro dos ônibus. Nós constatamos que alguns suportes não tinham álcool em gel. Existem duas pessoas para fazer a higienização dos ônibus, mas não dão conta. São duas pessoas da empresa Londrisul. Da Grande Londrina, não existe ninguém", afirmou.

Durante a vistoria, os vereadores não encontraram rede de internet wi-fi no terminal e nos ônibus. O item está previsto no contrato firmado entre o Município de Londrina e as concessionárias de transporte coletivo. Os parlamentares também ouviram reclamações dos usuários em relação à segurança nos terminais.

Diante do que foi constatado, os parlamentares pretendem se reunir, ainda nesta semana, com representantes da CMTU e das concessionárias para solicitar providências. Os itens avaliados nesta visita também devem constar no relatório final da comissão, que tem prazo de conclusão até o início de dezembro, podendo ser prorrogado por 90 dias. "Esta semana pretendemos marcar uma reunião com a CMTU e com as empresas para ver o que nós podemos agilizar nesta questão do transporte superlotado, das linhas que foram tiradas, para que elas voltem e para que diminua o fluxo nas outras que aí estão", disse a vereadora Mara Boca Aberta. Também participaram da vistoria os vereadores Beto Cambará (Podemos) e Roberto Fú (PDT), ambos membros da comissão.

Documentos – Além das visitas, os vereadores se concentram em analisar o contrato de prestação de serviço do transporte público, enviado pela CMTU, órgão municipal responsável pela fiscalização da atividade. Os parlamentares aguardam o envio dos anexos do contrato, onde deve estar detalhado, por exemplo, o plano de implantação de wi-fi nos terminais e ônibus. Esperam também o recebimento dos eventuais aditivos contratuais que tenham sido firmados entre a CMTU e as empresas, além de todas as comunicações oficiais entre a companhia e as concessionárias. Os parlamentares também indagaram formalmente à CMTU sobre a segurança nos terminais, outra obrigação das empresas de transporte.

Outro questionamento feito pelos vereadores da Comissão Especial dos Transportes Públicos à CMTU foi em relação à outorga onerosa. O contrato prevê que as empresas repassem 0,40% do valor do total contrato em 60 parcelas ao Fundo de Urbanização de Londrina (FUL). Em ofícios enviados à Câmara, nos Pedidos de Informação nºs 336 e 337, o presidente da CMTU informou que as concessionárias requereram a suspensão provisória do pagamento, "utilizando como fundamento os impactos econômicos e financeiros negativos ocasionados pela pandemia de covid-19".

Fiscalização anterior - No dia 20 de agosto, os vereadores vistoriaram os terminais de transporte coletivo do Shopping Catuaí, do Jardim Acapulco e do Distrito de Irerê, onde constataram que não havia rede de internet wi-fi disponível. Também ouviram demandas dos passageiros sobre a redução de horários e de linhas durante a pandemia, além de coletivos cheios.

A comissão - A Comissão Especial dos Transportes Públicos foi criada no dia 8 de junho deste ano e tem como objetivo analisar e fiscalizar o cumprimento dos contratos de prestação do serviço de transporte público em Londrina.

A vereadora Mara Boca Aberta (Pros) é a presidente da comissão, Jessicão (PP) é a relatora e Beto Cambará (Podemos), Giovani Mattos (PSC) e Roberto Fú (PDT) são membros.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Londrina, as comissões especiais têm 180 dias contados da criação para apresentação do relatório final, prazo que pode ser prorrogado por 90 dias, se necessário.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR