Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo
Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

23/11/2021 - 15:17:00

Comissão Especial da vacinação contra covid-19 entrega relatório final

email
1
Os vereadores da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 entregaram na tarde desta terça-feira (23) ao presidente da Câmara, vereador Jairo Tamura (PL), o relatório final do trabalho. O documento tem 695 páginas, incluindo anexos, e detalha as ações de fiscalização realizadas pelos parlamentares.

A Comissão Especial foi criada no dia 2 de fevereiro deste ano para fiscalizar o processo de imunização dos londrinenses. Durante os trabalhos, os vereadores visitaram locais de vacinação, como o Centro de Imunização da Zona Norte de Londrina, onde verificaram as condições de atendimento à população e de trabalho dos servidores públicos. Os parlamentares também realizaram reuniões públicas para debater o tema e fizeram diversos Pedidos de Informação à Prefeitura de Londrina sobre situações levantadas durante o trabalho.

As informações coletadas foram comparadas com os planos nacional, estadual e municipal de vacinação contra a covid-19. O relatório final elaborado pela vereadora Prof.ª Sonia Gimenez (PSB) concluiu que a Secretaria Municipal de Saúde conduziu a vacinação dentro dos parâmetros estabelecidos. "A conclusão é que a Secretaria de Saúde, com toda equipe e todos os hospitais e unidades básicas de saúde, fez um trabalho fantástico e bem organizado, atendendo ao plano nacional [de vacinação], ao plano estadual e também ao plano municipal que foi elaborado baseado nestes outros. A gente tem essa resposta bastante positiva do número de pessoas que foram atendidas, do formato e da logística de vacinação. Os trabalhos continuam porque não estamos livres ainda deste vírus, mas podemos dizer que a secretaria fez um trabalho exemplar", assegurou a vereadora.

O relatório considerou como positivos o pré-cadastro e o agendamento da vacinação disponibilizados no site da Prefeitura de Londrina, além da oferta de auxílio em escolas e creches municipais para a população sem acesso à internet. A comissão também manifestou-se favoravelmente à transformação de Unidades Básicas de Saúde em pontos exclusivos de vacinação, assim como ocorreu com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Zona Norte, que se tornou o Centro de Vacinação. Os vereadores destacaram ainda a realização de eventos para incentivar a vacinação, como o arraial e a balada da vacina.

A vereadora Prof.ª Sonia Gimenez avaliou que houve transparência na divulgação dos dados referentes à imunização, com destaque para o "vacinômetro", publicado diariamente nas mídias sociais da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, informando sobre a quantidade de doses aplicadas na cidade. Sobre a estrutura para guardar e distribuir as vacinas, a comissão especial verificou que o Município de Londrina possui uma central de armazenamento com capacidade de até 250 mil doses, dotada de câmara fria com gerador de energia e baterias com autonomia de 72 horas, para o caso de queda no fornecimento de eletricidade.

O vereador Nantes (PP), presidente da comissão, destacou que no momento da criação da comissão, em fevereiro, havia preocupação com a quantidade e o ritmo de distribuição das vacinas em Londrina. "A comissão, acompanhando de perto, viu que o Município soube administrar esses problemas externos, resolvendo em nível doméstico. Isso nos trouxe uma posição confortável, porque a comissão acompanhou, mas não teve que fazer uma interferência mais profunda, apenas acompanhando e dando sugestões à Secretaria de Saúde. O balanço é positivo. A comissão teve uma participação fundamental, mas uma participação consultiva, de apoio à campanha da vacina em Londrina, porque até aqui, onde a gente tem notícia, ocorreu tudo muito bem", ressaltou.

Além dos vereadores Nantes e Prof.ª Sonia Gimenez, também integra a comissão a vereadora Prof.ª Flávia Cabral (PTB), como membro. Inicialmente, Eduardo Tominaga (DEM) também fez parte do grupo.

Debates - Três reuniões públicas foram realizadas na vigência da comissão especial, todas com temas relacionados à vacinação. Devido ao momento da pandemia, os encontros ocorreram remotamente. Em 9 de abril, os parlamentares receberam representantes do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que deram informações sobre prazo para entrega de imunizantes e sobre a prescrição de medicamentos sem comprovação científica para tratamento do vírus. (Leia mais)

Em maio, a comissão especial promoveu outras duas reuniões públicas. No dia 19, em reunião conjunta com a Comissão de Seguridade Social e a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, participaram pesquisadores de instituições federais que haviam publicado nota técnica indicando um agravamento da pandemia de covid-19 em Londrina. (Leia mais)

Já no dia 26, um outro encontro, coordenado pela comissão especial e pela Comissão de Seguridade Social, discutiu a eficácia das vacinas em relação às variantes do vírus. (Leia mais

Balanço – Até o último domingo (21), Londrina havia vacinado contra a covid-19 431.826 pessoas com a primeira dose, 366.312 com a segunda dose, 13.126 com dose única e 60.439 com terceira dose, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta terça-feira, o município anunciou a liberação do agendamento de vacinação para adolescentes de 12 anos ou mais. Durante toda a pandemia, Londrina registrou 88.075 pessoas com a doença e 2.312 mortes.

Despesas da covid-19 – Em 2020, outra comissão especial da CML acompanhou o orçamento, as receitas e as despesas do Município nas ações contra a covid-19. O grupo analisou as compras realizadas pela Prefeitura com dispensa de licitação, relacionadas à doença, e fiscalizou a destinação de R$ 20 milhões de reais repassados pela Câmara à administração municipal para cobrir despesas, principalmente, de saúde, assistência social e fomento à economia. (Leia mais)

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA
Rua Gov. Parigot de Souza, 145
Caiçaras Londrina / PR - 86015-903
PABX
(43) 3374-1300