Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

23/11/2021 - 15:17:00

Comissão Especial da vacinação contra covid-19 entrega relatório final

email
1
Os vereadores da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 entregaram na tarde desta terça-feira (23) ao presidente da Câmara, vereador Jairo Tamura (PL), o relatório final do trabalho. O documento tem 695 páginas, incluindo anexos, e detalha as ações de fiscalização realizadas pelos parlamentares.

A Comissão Especial foi criada no dia 2 de fevereiro deste ano para fiscalizar o processo de imunização dos londrinenses. Durante os trabalhos, os vereadores visitaram locais de vacinação, como o Centro de Imunização da Zona Norte de Londrina, onde verificaram as condições de atendimento à população e de trabalho dos servidores públicos. Os parlamentares também realizaram reuniões públicas para debater o tema e fizeram diversos Pedidos de Informação à Prefeitura de Londrina sobre situações levantadas durante o trabalho.

As informações coletadas foram comparadas com os planos nacional, estadual e municipal de vacinação contra a covid-19. O relatório final elaborado pela vereadora Prof.ª Sonia Gimenez (PSB) concluiu que a Secretaria Municipal de Saúde conduziu a vacinação dentro dos parâmetros estabelecidos. "A conclusão é que a Secretaria de Saúde, com toda equipe e todos os hospitais e unidades básicas de saúde, fez um trabalho fantástico e bem organizado, atendendo ao plano nacional [de vacinação], ao plano estadual e também ao plano municipal que foi elaborado baseado nestes outros. A gente tem essa resposta bastante positiva do número de pessoas que foram atendidas, do formato e da logística de vacinação. Os trabalhos continuam porque não estamos livres ainda deste vírus, mas podemos dizer que a secretaria fez um trabalho exemplar", assegurou a vereadora.

O relatório considerou como positivos o pré-cadastro e o agendamento da vacinação disponibilizados no site da Prefeitura de Londrina, além da oferta de auxílio em escolas e creches municipais para a população sem acesso à internet. A comissão também manifestou-se favoravelmente à transformação de Unidades Básicas de Saúde em pontos exclusivos de vacinação, assim como ocorreu com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Zona Norte, que se tornou o Centro de Vacinação. Os vereadores destacaram ainda a realização de eventos para incentivar a vacinação, como o arraial e a balada da vacina.

A vereadora Prof.ª Sonia Gimenez avaliou que houve transparência na divulgação dos dados referentes à imunização, com destaque para o "vacinômetro", publicado diariamente nas mídias sociais da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, informando sobre a quantidade de doses aplicadas na cidade. Sobre a estrutura para guardar e distribuir as vacinas, a comissão especial verificou que o Município de Londrina possui uma central de armazenamento com capacidade de até 250 mil doses, dotada de câmara fria com gerador de energia e baterias com autonomia de 72 horas, para o caso de queda no fornecimento de eletricidade.

O vereador Nantes (PP), presidente da comissão, destacou que no momento da criação da comissão, em fevereiro, havia preocupação com a quantidade e o ritmo de distribuição das vacinas em Londrina. "A comissão, acompanhando de perto, viu que o Município soube administrar esses problemas externos, resolvendo em nível doméstico. Isso nos trouxe uma posição confortável, porque a comissão acompanhou, mas não teve que fazer uma interferência mais profunda, apenas acompanhando e dando sugestões à Secretaria de Saúde. O balanço é positivo. A comissão teve uma participação fundamental, mas uma participação consultiva, de apoio à campanha da vacina em Londrina, porque até aqui, onde a gente tem notícia, ocorreu tudo muito bem", ressaltou.

Além dos vereadores Nantes e Prof.ª Sonia Gimenez, também integra a comissão a vereadora Prof.ª Flávia Cabral (PTB), como membro. Inicialmente, Eduardo Tominaga (DEM) também fez parte do grupo.

Debates - Três reuniões públicas foram realizadas na vigência da comissão especial, todas com temas relacionados à vacinação. Devido ao momento da pandemia, os encontros ocorreram remotamente. Em 9 de abril, os parlamentares receberam representantes do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que deram informações sobre prazo para entrega de imunizantes e sobre a prescrição de medicamentos sem comprovação científica para tratamento do vírus. (Leia mais)

Em maio, a comissão especial promoveu outras duas reuniões públicas. No dia 19, em reunião conjunta com a Comissão de Seguridade Social e a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, participaram pesquisadores de instituições federais que haviam publicado nota técnica indicando um agravamento da pandemia de covid-19 em Londrina. (Leia mais)

Já no dia 26, um outro encontro, coordenado pela comissão especial e pela Comissão de Seguridade Social, discutiu a eficácia das vacinas em relação às variantes do vírus. (Leia mais

Balanço – Até o último domingo (21), Londrina havia vacinado contra a covid-19 431.826 pessoas com a primeira dose, 366.312 com a segunda dose, 13.126 com dose única e 60.439 com terceira dose, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta terça-feira, o município anunciou a liberação do agendamento de vacinação para adolescentes de 12 anos ou mais. Durante toda a pandemia, Londrina registrou 88.075 pessoas com a doença e 2.312 mortes.

Despesas da covid-19 – Em 2020, outra comissão especial da CML acompanhou o orçamento, as receitas e as despesas do Município nas ações contra a covid-19. O grupo analisou as compras realizadas pela Prefeitura com dispensa de licitação, relacionadas à doença, e fiscalizou a destinação de R$ 20 milhões de reais repassados pela Câmara à administração municipal para cobrir despesas, principalmente, de saúde, assistência social e fomento à economia. (Leia mais)

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.