Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

12/08/2020 - 17:45:00

Projeto da Lei Geral do Plano Diretor é aprovado nas comissões de Política Urbana e Desenvolvimento

email
1
O projeto de lei (PL) nº 207/2018 que revisa a Lei Geral do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina foi aprovado pelas comissões de Política Urbana e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio da Câmara Municipal de Londrina (CML). Durante reunião pública remota realizada na tarde desta quarta-feira (12), o PL recebeu voto favorável dos vereadores integrantes das duas comissões.

Os relatores de cada uma das comissões acataram propostas feitas pela comunidade, entidades, órgãos públicos e assessoria técnica da CML durante a tramitação do projeto, incluindo audiências públicas. Uma das sugestões que se tornou emenda foi a apresentada durante audiência pública do dia 3 de julho deste ano, pela Associação de Moradores da Usina Três Bocas, para ampliar o Setor de Turismo e Lazer da Macrozona Rural de Agricultura Comercial para áreas num raio de 1.500 metros do Ribeirão Três Bocas e do Rio Tibagi.

As comissões sugeriram modificações em mais de 80 trechos do projeto de lei. As indicações das alterações serão compiladas conforme a técnica legislativa e, em seguida, será possível saber a quantidade exata de emendas apresentadas pelas comissões. "Esse texto foi refeito para que nos dê condição de alcançar o tão sonhado desenvolvimento econômico, principalmente nas questões de industrialização e no desenvolvimento de cada região", afirmou o vereador Eduardo Tominaga (DEM), relator do PL na Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente.

Tominaga destacou também que as emendas têm como objetivo aperfeiçoar o texto básico do projeto da Lei Geral do Plano Diretor e atender às demandas da sociedade. "A gente fez um trabalho técnico durante as discussões das comissões, inclusive com reuniões com o Ippul [Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina] e várias entidades, com dúvidas pontuais de determinados artigos para vermos se tecnicamente aquilo seria a melhor opção. Nossa preocupação é que, por meio da Lei Geral [do Plano Diretor], as leis complementares realmente sejam construídas com liberdade. A gente não pode engessar o Plano Diretor", argumentou. 

As leis complementares tratam de temas específicos do desenvolvimento urbano da cidade, como uso e ocupação do solo e sistema viário. Estas propostas serão debatidas posteriormente, já que, até o momento, elas não foram protocoladas na Câmara de Londrina. 

Tramitação – O Plano Diretor apresenta as políticas de desenvolvimento e expansão urbana do município e deve ser atualizado a cada dez anos, de acordo com o Estatuto da Cidade (lei federal nº 257/2001). O PL em tramitação promove a revisão da lei municipal nº 10.637/2008. Protocolado pelo Executivo Municipal na Câmara de Londrina em dezembro de 2018, tem mais de 2,5 mil páginas. Após consulta a aproximadamente 50 órgãos públicos, universidades, sindicatos e entidades da sociedade civil, além de audiência pública para discutir a constitucionalidade e a legalidade da matéria, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação da CML deu parecer favorável à proposta, no dia 18 de fevereiro de 2020. Na ocasião, foram apresentadas onze emendas ao projeto de lei.

Após passar pela Comissão de Justiça, o projeto foi encaminhado para análise da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio e da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, que realizaram, no dia 3 de julho, uma segunda audiência pública, remota, desta vez para discutir o mérito do PL. 

Após consolidadas, as emendas serão encaminhadas para parecer da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, que avaliará a constitucionalidade e a legalidade das propostas. Se receberem voto favorável, estarão liberadas para serem votadas em plenário pelos vereadores, juntamente com o texto original do projeto de lei. "A intenção é aprovar este projeto de lei ainda este ano, durante este mandato", frisou o vereador Eduardo Tominaga.

Integrantes - A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente é composta pelos vereadores Pastor Gerson Araújo (PSDB), presidente; Eduardo Tominaga (DEM), vice-presidente; e Amauri Cardoso (PSDB), membro. Já a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio da Câmara Municipal de Londrina tem como integrantes: Péricles Deliberador (PSC), presidente; Felipe Prochet (PSD), vice-presidente; e Vilson Bittencourt (PSB), membro.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Funcionamento: 13h às 19h. E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.