12/09/2019 - 14:36:00

Vereadores cobram ações para evitar acidentes com animais na PR-445

Em reunião pública realizada na tarde desta quarta-feira (11) na Câmara Municipal de Londrina sobre a "Duplicação da PR-445 e os corredores ecológicos", ambientalistas e autoridades cobraram medidas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER) para diminuir o risco de atropelamentos de animais na rodovia. As obras de duplicação na zona sul do município, que vão da região do Jardim Jamile Dequech até o acesso para o distrito de Irerê, começaram em julho, sem que fossem realizados estudos ambientais prévios exigidos pela legislação. Segundo a vereadora Daniele Ziober (PP), presidente da Comissão dos Direitos e Bem-Estar Animal da Câmara, levantamentos mostram que será preciso construir passagens de fauna sob a rodovia, para que os animais silvestres da região possam transitar de forma segura e os motoristas não se envolvam em acidentes.

Convidado a falar sobre o assunto na reunião pública, o gestor ambiental Gustavo Góes, da organização não governamental Meio Ambiente Equilibrado (ONG MAE), afirmou que o trecho em duplicação da PR-445 corta uma região considerada Área Prioritária de Conservação pelo Ministério do Meio Ambiente. Ele explicou que a rodovia está dentro do corredor ecológico que liga o Parque Estadual Mata dos Godoy ao Rio Tibagi, área por onde transitam inúmeras espécies ameaçadas de extinção. Ainda segundo Góes, uma resolução de 2016 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA) determina que, para a obtenção de Licença Ambiental Simplificada de empreendimentos viários terrestres, deve ser elaborado um diagnóstico de atropelamentos de animais silvestres, indicando medidas de diminuição dos impactos. De acordo com ele, porém, esse estudo foi feito apenas posteriormente ao início da duplicação, após reunião no Ministério Público do Paraná com integrantes da ONG MAE, do IAP, do DER e do consórcio responsável pela obra.

O diagnóstico, contratado pelo consórcio ED. Rod. PR.445, mostrou a necessidade de construção de quatro passagens de fauna sob a rodovia, mas, segundo Góes, o Departamento de Estradas e Rodagem teria garantido a implantação de apenas duas. O DER enviou representantes à reunião pública realizada na Câmara, mas os presentes não quiseram se manifestar sobre o atual trecho em duplicação da PR-445. O IAP não mandou representantes. "Encaminharemos requerimento ao IAP e ao DER com questionamentos sobre o assunto. Queremos saber, por exemplo, se haverá medidas paliativas para esses pontos em que já não é mais possível fazer a passagem de fauna, como a implantação de redutores de velocidade e sinalizações. Outra dúvida é sobre a possibilidade de construção de passagens aéreas para animais como os gambás, que se deslocam dessa forma na natureza", afirmou a vereadora Daniele Ziober. A reunião pública desta quarta foi realizada pelas comissões dos Direitos e Bem-Estar Animal e de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara. Além de Ziober, estavam presentes os vereadores pastor Gérson Araújo (PSDB), Amauri Cardoso (PSDB) e Júnior Santos Rosa (PSD).

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo