06/10/2021 - 14:55:00

Comissão da Criança e Adolescente visita delegacia do Nucria

Vereadores da Comissão de Defesa do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara de Londrina estiveram na manhã desta quarta-feira (6) no Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), da Polícia Civil do Paraná. Emanoel Gomes (Republicanos), presidente da comissão, e Giovani Mattos (PSC), vice-presidente, foram recebidos pelo delegado William Douglas Soares e conheceram a estrutura e o trabalho da delegacia especializada.

Os policiais apresentaram três demandas aos vereadores, entre elas, a extensão do período de cessão pelo Município de Londrina de uma psicóloga. Conforme o vereador Emanoel Gomes, o convênio atual tem prazo de dois anos e se encerra no fim de 2022. A comissão se comprometeu a conversar com o Executivo para prolongar o período de cessão para quatro anos.

"A psicóloga é cedida pelo município em um convênio que se renova a cada dois anos. No fim de 2022 ele vence. Precisamos conversar com a secretária da Assistência Social para verificar se há condição de ampliar o convênio de dois para quatro anos e fazer com que haja a permanência desta psicóloga, porque todos os casos [de violência contra crianças e adolescentes] passam pelo Nucria e dali vão para os Conselhos Tutelares. Então é importante a permanência dela, que tem feito um trabalho excepcional", pontuou o vereador.

Durante a visita também foi solicitado aos vereadores da comissão que articulem junto ao governo do estado a ampliação da estrutura física do Nucria e a nomeação de um delegado exclusivo, pois o atual titular acumula outra delegacia.

Esta foi a primeira de uma série de visitas que os vereadores da comissão pretendem realizar a órgãos e entidades que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em Londrina. Além de Emanoel Gomes e Giovani Mattos, a Comissão de Defesa do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude também tem a vereadora Jessicão (PP) como integrante.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR