Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

09/07/2020 - 17:24:00

Confira as propostas discutidas e votadas na sessão desta quinta-feira

email
1
Os parlamentares da Câmara de Londrina aprovaram na tarde desta quinta-feira (09), segunda discussão, o projeto de lei (PL), de autoria do Executivo Municipal, que formaliza a Central Única de Vagas da Educação Infantil (PL 13/2020). O serviço destina-se ao atendimento das famílias que buscam a matrícula de crianças de 0 a 3 anos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros de Educação Infantil Filantrópicos (CEIs) conveniados com o Município.

A Central de Vagas está em funcionamento desde fevereiro de 2017, no CMEI Valéria Veronese (Supercreche), no Centro de Londrina. Foi criado um cadastro centralizado das crianças e famílias e, segundo a prefeitura, isso reduziu o tempo de espera pelas vagas. O PL formaliza a existência da estrutura dentro da administração pública, porém sem especificar o número de cargos e de funções. 

O vereador Amauri Cardoso (PSDB) destacou que nos três anos de funcionamento, o serviço ganhou diversos prêmios relacionados a boas práticas na educação, como o oferecido neste ano pela Fundação Abrinq. Cardoso também afirmou que a aprovação do projeto de lei torna a Central de Vagas uma política pública permanente, independente da gestão municipal. "Essa lei é para transformar essa solução em uma política de Estado e não mais soluções de cada governo que acham que têm que inventar a roda", pontuou.

A criação da Central Única de Vagas atende à recomendação conjunta nº 01/2017 do Ministério Público do Paraná e da Defensoria Pública do Estado. A gerente do serviço, Hylcéya de Jesus Ferreira Palma, participou da sessão remota da Câmara e afirmou que os critérios para encaminhamento das matrículas levam em conta a situação de vulnerabilidade das famílias. "O objetivo é atender primeiro as pessoas em situação de vulnerabilidade, mas é um serviço público e todo mundo tem direito. Desde que tenhamos a vaga, a gente oferece para todos. Infelizmente, por ter um número muito grande de crianças e menos vagas, hoje a gente faz uma seleção, cujo primeiro critério é a vulnerabilidade da família", explicou.

Como foi aprovado em segunda discussão, o projeto de lei segue para sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP).

Confira como foram votadas as demais proposições durante a sessão ordinária da Câmara de Londrina:

Formaliza a Central Única de Vagas para Creches (PL nº 13/2020) – Aprovado em segunda votação e enviado para sanção. Veja aqui como votaram os vereadores.

Dispõe sobre a instalação de eliminadores de ar nas tubulações de abastecimento de água da Sanepar (PL nº 125/2019) – Os vereadores e a vereadora aprovaram em discussão única parecer prévio que solicita manifestação sobre o projeto de lei para: Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Municipal de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde/Gerência de Vigilância Ambiental e Assessoria Jurídica da Câmara de Londrina. O parecer foi emitido pela Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente e pela Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização. De autoria do vereador Guilherme Belinati (PP), o projeto de lei pretende obrigar a Sanepar a instalar eliminadores de ar nas tubulações de abastecimento de água que antecedem o hidrômetro. De acordo com a proposta, as despesas para a compra e instalação dos equipamentos serão pagas pela companhia de abastecimento. 

Após parecer prévio da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara, o Procon alertou que, se a Sanepar for obrigada a instalar os aparelhos, ela pode repassar o custo para o consumidor. O órgão de defesa do consumidor também sugeriu que sejam apresentados cálculos sobre o preço do equipamento, o valor da instalação e qual a suposta economia que o redutor de ar geraria para o consumidor. A Sanepar manifestou-se informando apenas que a regulamentação sobre a instalação de eliminadores de ar está prevista na lei estadual nº 13.962/2002 e no decreto estadual nº953/2007. Em 10 de fevereiro de 2020, foi realizada audiência pública sobre o tema, na sala de sessões da Câmara de Londrina. 

A Assessoria Jurídica do Legislativo emitiu parecer contrário ao projeto de lei sob a alegação de que a imposição à Sanepar de compra e instalação dos aparelhos eliminadores de ar alterará o equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado pelo Município com a concessionária. Contudo, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação não corroborou o parecer técnico e emitiu voto favorável à tramitação do projeto de lei. 

O projeto foi, então, encaminhado às comissões temáticas, que também solicitaram, em um primeiro parecer prévio, a manifestação de diversas entidades. Em resposta, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), unidade Curitiba, informou que a normatização de equipamentos de medição é competência do Inmetro, mas disse que não há normas que regulamentem a fabricação de aparelhos eliminadores de ar das tubulações de água. Ainda conforme o Ipem, não há como estabelecer a eficácia de um equipamento sem regulamentação. A Sanepar afirmou desconhecer normas que regulamentem a fabricação e o uso desses equipamentos e acrescentou que utiliza ventosas em seu sistema distribuidor. 

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO
Número de mortes (PI nº 90/2020) - Aprovado – Amauri Cardoso (PSDB) solicita informações sobre o número de mortes ocorridas em Londrina nos primeiros semestres de 2018, 2019 e de 2020. 

Cópia de contrato (PI nº 94/2020) - Aprovado - Vilson Bittencourt (PSB) requer cópia na íntegra dos contratos firmados pelo município com a empresa Embrepar Automotiva Ltda., entre julho de 2019 e julho de 2020.

Fila de espera em especialidades médicas (PI nº 52/2020) - Aprovada a prorrogação de prazo em regime de urgência – Amauri Cardoso (PSDB) requer documentos e informações sobre a fila de espera para atendimento de especialidades médicas em Londrina. O Município justifica o pedido de prorrogação de prazo pelo volume de informações solicitadas.

Permuta de área de praça (PI nº 66/2020) - Aprovada a prorrogação de prazo em regime de urgência – Roberto Fú (PDT) solicita informações e documentos sobre a permuta da área da Praça dos Trabalhadores, localizada na PR 445, no Parque Kiugo Takata. O Executivo justifica o pedido de prorrogação de prazo diante do volume de informações requeridas.

Expedição de alvarás de licença (PI nº 67/2020) - Aprovada a prorrogação de prazo em regime de urgência – Madureira (PTB) requer documentos e informações sobre a expedição de alvará de licença no Município. A Prefeitura justifica a solicitação de prorrogação de prazo devido à quantidade de informações requeridas.

Plano de Demissão Voluntária da Sercomtel (PI nº 68/2020) - Aprovada a prorrogação de prazo em regime de urgência – Péricles Deliberador (PSC) solicita ao diretor-presidente da Sercomtel informações e documentos sobre o Plano de Demissão Voluntária (PDV) e as ações trabalhistas enfrentadas pela companhia telefônica. O Executivo justifica o pedido de prorrogação de prazo devido ao volume de informações.

Investimentos da Supre (PI nº 69/2020) - Aprovada a prorrogação de prazo em regime de urgência – Péricles Deliberador (PSC) pede que o diretor-presidente da Sercomtel informe se existe meio legal para que a Fundação de Suplementação Previdenciária (Supre) dos funcionários possa repassar parte dos R$ 292 milhões que estão aplicados no mercado financeiro para ser investida na Sercomtel S/A, nas mesmas condições do mercado financeiro e se há interesse por parte da Supre em adquirir as ações da companhia telefônica no leilão da bolsa de valores que ocorrerá em agosto. O Município justifica o pedido de prorrogação de prazo pelo volume de informações solicitadas.

Os Pedidos de Informação (PIs) estão previstos no Regimento Interno e o prazo inicial para as respostas do Executivo à Câmara de Vereadores é fixado em 15 dias úteis, prorrogáveis por igual período desde que devidamente justificado. Quórum para aprovação dos Pedidos de Informação: maioria simples. 

INDICAÇÕES
Entregas dos Correios nos distritos (Indicação 1.358/2020) - Aprovada - Péricles Deliberador (PSC) solicita que a Gerência Regional dos Correios de Londrina regularize a entrega de encomendas e correspondências nos estabelecimentos comerciais e nas residências da área urbana e rural dos distritos e patrimônios de Londrina.

Retorno de brasileiros de Angola (Indicação 1149/2020) - Aprovada em regime de urgência – Junior Santos Rosa (Republicano) solicita ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro; ao presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia; ao deputado federal Filipe Barros; e ao ministro das Relações Exteriores Ernesto Henrique Fraga Araújo, que intervenham junto aos órgãos competentes para viabilizar o retorno dos brasileiros que viajaram para Angola e que até o momento não puderam retornar para o Brasil devido à pandemia de covid-19. O vereador justifica a urgência em razão da necessidade dos brasileiros de voltar ao país.

Previstas no Regimento Interno, as Indicações apresentadas por escrito e submetidas à aprovação plenária têm a função de sugerir projetos de lei ao Poder Executivo Municipal sobre matérias de exclusiva competência deste, ou a realização de ato administrativo ou de gestão aos órgãos públicos em nível estadual ou federal, da Administração direta, indireta, autárquica e fundacional.  

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Funcionamento: 13h às 19h. E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.