24/11/2020 - 16:00:00

Registros de feminicídio aumentaram durante pandemia

No primeiro semestre deste ano, marcado pela pandemia de covid-19 e por medidas de distanciamento social, os boletins de ocorrência de violência contra a mulher tiveram queda em relação ao mesmo período de 2019, tanto no Brasil quanto no Paraná. Em contrapartida, os registros de feminicídio aumentaram quase 2% no país. Os números foram apresentados pela delegada adjunta  da Delegacia da Mulher em Londrina, Magda Hofstaetter, na sessão virtual desta terça-feira (24) da Câmara de Londrina. A delegada participou da sessão para falar sobre o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher (25 de novembro) e as ações de enfrentamento realizadas no município. O convite foi feito por meio do requerimento nº 174/2020, de autoria da vereadora Daniele Ziober (PP) e do vereador Pastor Gerson Araújo (PSDB).

Magda Hofstaetter ressaltou que a violência contra a mulher continuou ocorrendo durante a pandemia, até com maior gravidade. "Essa queda nos registros (nas delegacias) não significa que a violência tenha diminuído, muito pelo contrário. A violência continuou acontecendo, porém ela não estava chegando ao conhecimento das autoridades, muito em razão dos decretos proibindo a circulação das pessoas em vias públicas. Muitos serviços foram interrompidos nesse período, o que dificultou a possibilidade de as mulheres fazerem esse tipo de denúncia", disse. Segundo ela, as chamadas para o 190 (Polícia Militar) aumentaram 4% no Brasil e 8,5% no Paraná nos primeiros seis meses de 2020.

O Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória aos homicídios das irmãs Patria, Minerva e María Teresa Mirabal, em 25 de novembro de 1960, pela polícia da República Dominicana, em razão das lutas das três mulheres contra a ditadura. A data marca o início de 16 dias de mobilização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha, anual, ocorre internacionalmente e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Funcionamento: 13h às 19h. E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Marcela Campos MTB 6.229 PR