06/04/2021 - 17:24:00

Conscientização sobre a saúde bucal e aniversário do LEC são discutidos em sessão

Durante a sessão ordinária remota desta terça-feira (6), os vereadores receberam convidados para tratar sobre dois assuntos: o aniversário de 65 anos do Londrina Esporte Clube (LEC) e o Abril Branco, mês de conscientização da saúde bucal. O encontro remoto teve transmissão pelos canais do Legislativo no Youtube e no Facebook.

Abril Branco – Os cirurgiões-dentistas Henrique Nakama e José Augusto Camargo participaram da sessão desta tarde, por meio do requerimento nº 41/2021, proposto pelo vereador Jairo Tamura (PL), e abordaram o tema da saúde bucal. Nakama e Camargo são, respectivamente, presidente e diretor da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) seção Paraná.

Em Londrina, a lei nº 12.852/2019, de autoria de Tamura, instituiu no calendário de comemorações oficiais do município o Abril Branco, mês escolhido para ações educativas de prevenção ao câncer bucal e outras doenças. "Encaramos o Abril Branco como uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, as famílias, a comunidade e o governo a tomarem medidas para reduzir a incidência das doenças bucais, que têm repercussão importantíssima na saúde integral e na qualidade de vida da sociedade", afirmou Camargo.

Conforme o presidente da ABCD, no Brasil, 80% dos adultos apresentam doenças nas gengivas. Ainda segundo ele, pessoas com doenças periodontais têm duas vezes mais chances de morrer de problemas cardíacos e três vezes mais chances de sofrer acidente vascular cerebral. "Estamos focados em mostrar para a população essa relação que existe da saúde bucal com o corpo inteiro. Muitas vezes a pessoa fala assim: dor de dente não mata. Mata", alertou Nakama.

O vereador Jairo Tamura destacou a relevância do Abril Branco para conscientizar a população e prevenir enfermidades. "É de extrema importância o trabalho que todos os cirurgiões-dentistas fazem não só no Paraná, mas no Brasil. (...). Neste momento de pandemia, a higiene bucal e a prevenção se fazem muito mais necessárias", afirmou.

LEC - O presidente do Londrina Esporte Clube, Felipe Prochet, participou da sessão a convite do vereador Eduardo Tominaga (DEM), por meio do requerimento nº 108/2021, e falou sobre os 65 anos da agremiação celebrados ontem (5). Prochet prestou contas dos investimentos no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), que é municipal e está cedido para o clube por meio da lei nº 12.000/2014. Segundo ele, nos dois últimos anos foram destinados R$ 394.864,65 para manutenção do VGD.

O presidente do LEC também apresentou um balanço das ações sociais do clube realizadas durante a pandemia, como a doação de colchões para o município destinar a pessoas carentes e a venda de mais de 4 mil máscaras. "O lucro delas foi revertido para as creches de Londrina que estavam sem recursos durante a pandemia", detalhou Prochet.

Os parlamentares destacaram a importância do Londrina para a cidade e desejaram sucesso ao time, que neste ano volta a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. O vereador Eduardo Tominaga destacou que, além do futebol profissional, o LEC possui projetos sociais com crianças, e tem grande relevância para o município. "O Londrina é um ativo para a cidade. É praticamente impossível mensurar o quanto tem de potencial por trás de toda a estrutura e de todo o trabalho que pode ser feito para ajudar nossa cidade a se desenvolver", pontuou.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR