Campanha promove ações de estímulo à doação de sangue

Abertura será na antiga Clínica Odontológica da UEL, espaço que abrigará uma nova unidade de coleta de sangue do Hemocentro Regional de Londrina
Na próxima segunda-feira (3), às 9 horas, será realizada na antiga Clínica Odontológica da Universidade Estadual de Londrina (COU/UEL), a abertura do Junho Vermelho e da 5ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue.

Os dois eventos foram instituídos por meio das leis municipais nº 12.587/2017 e nº 12.037/2014, de autoria, respectivamente, dos vereadores Junior Santos Rosa (PSD) e Tio Douglas (PTB), e são realizados pelo Hemocentro Regional de Londrina com apoio da Câmara Municipal, da Prefeitura e de entidades públicas e privadas. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue.

Já o vereador Tio Douglas (PTB), autor da lei que instituiu a Quinzena de Conscientização à Doação de Sangue, ressalta que as ações durante os últimos quatro anos consecutivos levaram a um aumento significativo e muito importante das doações ao Hemocentro do HU. “No início, em 2014, o volume coletado ficava entre 700 e 750 bolsas de sangue. Hoje a média é de 1,2 mil bolsas por mês, mas ainda não é suficiente.” O parlamentar explica que este ano foi iniciado um esforço para envolver todos os 21 municípios pertencentes à 17ª Regional de Saúde na mobilização. “Oito deles já foram visitados e demonstraram uma boa receptividade. A ideia é buscar apoio da Avempar (Associação dos Vereadores do Médio Paranapanema) para que seja viabilizado o transporte de doadores dos municípios vizinhos ao Hemocentro Regional em Londrina”, completa Tio Douglas.

Novo espaço – O coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo, explica que este ano o lançamento dos dois eventos ocorrerá na antiga COU porque o espaço foi cedido ao Hemocentro e será reformado para abrigar uma unidade de coleta de sangue. "A principal dificuldade que temos hoje para ampliar a coleta é a distância do Hemocentro da população, por isso é importante termos uma unidade na região central", afirma.

Em abril, os 19 vereadores de Londrina entregaram ao governador Ratinho Junior (PSD) uma carta de reivindicações para investimentos na cidade. Entre elas está a reforma predial da antiga COU e a aquisição de equipamentos para a instalação de um novo espaço para o Hemocentro. Segundo Trigo, um projeto de adequação do prédio foi elaborado por engenheiros do Hospital Universitário (HU), aprovado pela Vigilância Sanitária Municipal e será entregue à Secretaria Estadual de Saúde. A estimativa é que as obras custem cerca de R$ 350 mil.

Rede de atendimento - O Hemocentro Regional de Londrina integra a hemorrede pública do Paraná (Rede Hemepar) e distribui sangue para 22 hospitais públicos e filantrópicos que compõem a 17ª Regional de Saúde. Em Londrina, são cinco instituições atendidas: Hospital Universitário, Hospital do Câncer, Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, Hospital da Zona Norte e Hospital da Zona Sul.

"Ainda temos dois hospitais com leitos do SUS não providos pelo Hemocentro: o Hospital Evangélico e a Santa Casa. A ampliação das coletas é fundamental para que esses dois centros possam ser atendidos", explica Fausto Trigo. Segundo ele, as campanhas de conscientização realizadas há cinco anos em parceria com a Câmara de Vereadores e apoio de entidades contribuíram para aumentar a média mensal de bolsas coletadas, que passou de 850 para 1,3 mil.

Programação - Durante a 5ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue e o Junho Vermelho, haverá panfletagens, palestras em empresas e atividades em escolas municipais. Além disso, o prédio do Sesc Cadeião ganhará iluminação vermelha em referência aos dois eventos.

Confira a programação completa do Junho Vermelho e da 5ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue.

IMPRENSA ASCOM/CML Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327



Material da Campanha


Acesse o material informativo e publicitário sobre “Doação de Sangue”
produzido pelo Hemocentro Regional de Londrina/Hospital Universitário e Rede Hemepar/PR.
Fique à vontade para utilizá-la nas Redes Sociais e em seu site.



HEMOCENTRO REGIONAL DE LONDRINA
ao lado do Hospital Universitário (HU)

Hemocentro do HU - Londrina PR

R. Claudio Donizete Cavallieri, 156 - Jardim Aruba, Londrina - PR
Horário de atendimento:
Segunda à sexta das 13h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30.
Mais informações pelos fones (43) 3371-2218 e 3371-2356
ou pelo email: hemocentrohu@uel.br