Vereadores Mirins se preparam para a posse

Uma experiência para levar para a vida. Assim alguns estudantes que participam da Legislatura 2019 da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Londrina definiram suas expectativas em relação ao programa no final de treinamento realizado até a tarde de ontem (sexta-feira,1º). Durante a última semana a sala de sessões do Legislativo foi ocupada por vereadores mirins e suplentes, que aprenderam sobre a estrutura organizacional da Câmara, a função dos vereadores, o sistema eleitoral e até como falar em público, entre outros temas. Após a recepção feita pelo presidente da Casa, vereador Ailton Nantes (PP), e pelo integrante do Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo, vereador Tio Douglas (PTB), na última segunda-feira (28), ao menos 10 servidores da Câmara se encarregaram de ministrar oficinas e palestras aos estudantes.

"É importante que a gente participe de iniciativas como esta para ajudar a conscientizar e mostrar às pessoas como funciona a política. Este conhecimento é importante até para incentivar a renovação nesta área", acredita o vereador mirim João Eduardo Camargo Ribeiro, aluno do primeiro ano do ensino médio do Pontual Centro de Ensino, que revelou o sonho que já começa a acalentar: "Quero aprender bastante e, quem sabe, um dia seguir carreira política."

Para Kauana dos Santos da Silva, aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio Sesi Londrina e uma das suplentes, a oportunidade é preciosa também para quem nem pensa em um dia concorrer em uma eleição. "Esta é uma daquelas chances que a gente só tem uma vez na vida, e que a Câmara de Londrina está nos dando. Este conhecimento que estamos ganhando a gente vai carregar para sempre, seja qual for a carreira que vamos escolher", pondera, confessando que sempre teve interesse em conhecer de perto o funcionamento do Legislativo.

Boa surpresa - Já Maria Luiza Bittencourt Santos, aluna do 9º ano do Colégio Estadual Machado de Assis, conta que se surpreendeu ao conhecer melhor o programa Câmara Mirim. "Preferi ficar como suplente porque não sabia direito como era de fato. Mas gostei e acho que vai ser uma experiência única, que vai ajudar muito na consciência política. Acho até que iniciativas como esta deveriam ser mais comuns. Minha expectativa é colaborar com os colegas que estarão aqui e aprender muito", afirma a estudante.

A Legislatura 2019 da Câmara Mirim traz mudanças que, na avaliação de seu coordenador, Jeferson Inácio, já demonstram bons resultados. "Procuramos envolver diversos departamentos nesta fase de treinamento, o que permitiu aos vereadores mirins uma visão mais clara do funcionamento da Câmara como um todo. Além disso, incluímos uma oficina de produção legislativa, onde eles puderam colocar em prática tudo o que aprenderam esta semana, inclusive com a simulação de uma sessão ordinária, em que houve uma boa participação de todos", comemora o servidor.

Outra novidade, de acordo com o coordenador, é que nesta legislatura serão incentivados debates envolvendo temas da atualidade e mais voltados para o universo dos adolescentes. "Para a primeira sessão ordinária, por exemplo, a sugestão é discutir os resultados do Censo Escolar 2018, que trouxe dados alarmantes", revela Inácio, referindo-se ao levantamento divulgado esta semana pelo governo federal e que demonstra a constante queda no número de matrículas nas escolas públicas brasileiras.

Posse - A solenidade de posse dos vereadores mirins e a eleição da Mesa Executiva será realizada no próximo sábado (9), às 16 horas, na sala de sessões da Câmara. Ao longo do ano serão realizadas dez sessões ordinárias, sempre na última sexta-feira do mês, no período das 15 às 17 horas. A primeira sessão ordinária, portanto, está agendada para o dia 22 de fevereiro.

JORNALISMO - ASCOM Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327