Novos vereadores mirins são diplomados na Câmara

- Matéria publicada em 28/11/2019 -

Após vivenciarem a experiência de um processo eleitoral do qual saíram vencedores, estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares foram diplomados nesta quarta-feira (27) à noite como vereadores mirins da Legislatura 2020, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Londrina.

Eleitos por meio dos programas Câmara Mirim, do Legislativo Londrinense, e Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os alunos – no total 38, entre titulares e suplentes - se preparam para atuar como representantes de suas comunidades durante o ano de 2020.

Familiares, professores e diretores das escolas participantes lotaram a sala de sessões do prédio do Legislativo para a cerimônia, conduzida pelo juiz da 146ª zona eleitoral e diretor do Fórum Eleitoral de Londrina, Luiz Valério dos Santos, na presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Ailton Nantes (PP), e da coordenadora executiva da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, Juliana Vigotski, representando o presidente do TRE, desembargador Gilberto Ferreira. Também participaram o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça (MDB); a representante do Núcleo Regional de Educação, Maria Elizabete Berusso Beleze; a representante da Secretaria Municipal de Educação, Hylceia Ferreira e a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Londrina, Maria Antonia Fantaussi.

"Sinto um orgulho muito grande em dizer que a Câmara Municipal de Londrina é uma das pioneiras no programa Câmara Mirim. Em 2017 a Mesa Executiva acolheu a iniciativa e em 2018 fizemos a parceria com TRE, por meio do Programa Parlamento Jovem, que tem dado muito certo. Se antes a Câmara Municipal se responsabilizava por todo o processo, agora as etapas anteriores à posse cabem ao Tribunal Eleitoral, como em uma eleição oficial.

Isto fortificou e enobreceu o programa", ressaltou o vereador Ailton Nantes, lembrando que a experiência de participarem da eleição nas escolas e de poderem atuar como "vereadores" deverá marcar para sempre a vida das crianças e adolescentes participantes. "Vocês chegaram até aqui e participaram de um processo democrático muito importante, onde alguns puderam saborear a vitória e outros não. A democracia é assim, funciona como uma escola", definiu o presidente da Câmara.

Investimento no futuro - Também o juiz Luiz Valério dos Santos destacou a importância dos programas Câmara Mirim e Parlamento Jovem para as novas gerações. "Quando pensamos no futuro de forma coletiva, voltamos a nossa atenção para a construção de uma sociedade melhor para as gerações futuras. Por isso a importância de investirmos nos jovens de hoje, despertando neles o interesse pelo exercício da cidadania e a consciência cívica. Estes são projetos de fé no futuro", definiu o presidente do TRE em seu pronunciamento.

A partir de agora os 19 vereadores mirins e seus suplentes se preparam para a solenidade de posse que será realizada no dia 8 de fevereiro de 2020.

Ainda durante a solenidade desta quarta-feira também foi lançado o edital 2020/2021 dos programas Parlamento Jovem e Câmara Mirim, com as regras para a escolha dos representantes da comunidade escolar que participarão das iniciativas em 2021.

O lançamento do edital, que normalmente ocorre entre os meses de maio e junho do ano anterior, foi antecipado em função das eleições municipais do ano que vem. As inscrições para os alunos interessados em participar dos dois programas em 2021 começam no próximo mês de fevereiro.

Confira a relação de vereadores mirins eleitos para 2020.

Acesse as fotos do evento

Assista ao vídeo da solenidade

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA
ASCOM JORNALISMO