Projeto

APRESENTAÇÃO

Consciente da necessidade de valorizar e estimular nossos estudantes a conhecerem e cantarem, sem medo e vergonha, os hinos oficiais da nossa Cidade, Estado e Nação, a Câmara Municipal de Londrina em parceria com o Rotary International Distrito 4710 reedita em 2010 o projeto educativo-cultural Álbum Nossos Hinos.

A mesma experiência vivenciada pelas entidades no ano de 2006 demonstrou o grande interesse das escolas de Londrina neste tipo de recurso e ao mesmo tempo a inexistência de material adequado para ser apresentado aos estudantes.CD 2006

Em 2006 foram duplicados três mil CDs contendo cinco faixas com a gravação dos hinos Nacional Brasileiro, Independência, Bandeira, Paraná e Londrina cantados pelo Grupo Vocal da Câmara Municipal e Sollu´s Vocal Masculino.

Todo o material foi rapidamente distribuído e o Legislativo ainda recebe solicitações para a doação dos CDs, o que demonstra a crescente demanda por este tipo de material.

Portanto, atender a esta demanda e ao mesmo criar novos canais de divulgação e popularização das letras e melodias dos hinos oficiais é o principal objetivo desta nova empreitada que deverá garantir a inclusão de novos parceiros e ampliar a abrangência da distribuição do material produzido.


EDIÇÃO 2010


CD 2006Para a edição do projeto Álbum Nossos Hinos 2010 ampliaram-se o número de faixas gravadas de cinco para seis, com a inclusão de um novo hino – da Proclamação da República – interpretado pelo Grupo Vocal da Câmara Municipal de Londrina.

Duas novas parcerias foram firmadas em 2010. O Coro Infanto-Juvenil da Viação Garcia e o Coral Vozes do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) aderiram à proposta.

O primeiro faz a interpretação do hino Nacional Brasileiro e a Londrina e o Coral Vozes do ILES, sob a regência da maestrina Jane Bastos Alves, interpreta os hinos Nacional Brasileiro, do Paraná e de Londrina na linguagem de libras.

O CD é composto ainda por seis faixas com play-back dos hinos cantados e interpretados o que permitirá a intensa utilização didática do material.

Diante desta nova proposta, a capa do CD anteriormente impressa na forma de folder foi substituída por um álbum que acondiciona um CD e um DVD e apresenta as letras dos hinos e imagens da cidade, além das informações técnicas pertinentes.

A direção artística do projeto é do maestro José Mário Tomal.

Atendendo solicitação do Rotary International, o Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos (ILITC) apóia o projeto e enviará o texto em braille dos hinos oficiais àqueles que solicitarem o material.


SELO VERDE


Selo VerdeOutra novidade para a edição 2010 do projeto Álbum Nossos Hinos é a inclusão da proposta no programa de redução e neutralização de emissões de gases do efeito estufa, trabalho desenvolvido em parceira com as Ongs Mae e Ambiente Neutro. A neutralização de carbono consiste na prática de compensar as emissões involuntárias dos gases do efeito estufa por meio do plantio de árvores.

A Ong Ambiente Neutro realizará gratuitamente o levantamento das emissões de gases de efeito estufa geradas pelo projeto Álbum Nossos Hinos e determinará a quantidade de espécies arbóreas nativas necessárias para captar da atmosfera os gases gerados. Caberá ONG Mae juntamente com idealizadores e parceiros do projeto, realizar o plantio das mudas seqüestradoras na Fazenda Refugio, área que integra o projeto Na Pegada do Parque e que tem como objetivo recuperar áreas de preservação permanente. O plantio destas mudas será realizado na Semana da Árvore.

Esta atitude permitiu a utilização do selo verde Emissões de Carbono Neutralizadas em todo o material do projeto Álbum Nossos Hinos, edição 2010.


DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


O Álbum Nossos Hinos composto por um CD e um DVD será distribuído gratuitamente para as escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino; de ensino técnico; bibliotecas e demais entidades educacionais de Londrina. Distribuição Gratuita

A coordenação do Rotary International Distrito 4710 se encarregará da distribuição, também gratuita, nos âmbitos regional e nacional, como forma de estimular outros distritos a desenvolverem o mesmo projeto nas diferentes regiões do País.

O conteúdo do CVD e do DVD também estará disponível no site da Câmara Municipal de Londrina www.cml.pr.gov.br e do Rotary International Distrito 4710 www.rotary4710.org.br .

Foram produzidos cinco mil álbuns e cada um encartará um CD e um DVD.

É proibida reprodução do material com objetivos comerciais.

A ONG MAE - Meio Ambiente Equilibrado é parceira do Projeto "Álbum Nossos Hinos - Edição 2010" e realizou os estudos que garantiram a neutralização dos gases de efeito estufa. No dia 21 de setembro de 2010, será feito o plantio de árvores com vistas à neutralização dos gases gerados com o projeto.