EDUCAÇÃO
Segundo o IBGE, Londrina possui 288 pré-escolas, 211 escolas de nível fundamental e 67 escolas de nível médio,
mas o destaque da cidade fica por conta do ensino superior. Londrina é uma cidade universitária. Cerca de 25 mil
estudantes universitários frequentam as 10 faculdades e universidades da cidade. Entre as quais podemos
destacar a UEL (Universidade Estadual de Londrina)..
UEL - Universidade Estadual de Londrina
A UEL possui 45 cursos de licenciatura e bacharelado. Em se tratando de projetos de ensino, a instituição possui 53 programas ativos, 70 projetos em andamento, dos quais 549 docentes e 2304 estudantes participam (dados de 2012).
A UEL ainda possui 87 cursos de especialização, 42 cursos de mestrado e 19 cursos de doutorado. Na área da pesquisa, a UEL tem 1163 projetos de pesquisa em andamento, com 6350 alunos envolvidos.
A área física do campus da UEL ocupa um espaço de 235,57 hectares, sendo que 212.139,32 metros quadrados de área construída.
A UEL ainda conta com o Hospital Universitário, onde a população de Londrina e região é atendida. O hospital realiza em média 142 mil atendimentos ambulatoriais por ano; mais de 35 mil atendimentos de pronto-socorro e mais de 11 mil internações por ano.
O acervo das quatro bibliotecas da UEL totaliza mais de 147 mil títulos. E a universidade possui sua própria editora, a Eduel, que chega a publicar por volta de 30 títulos por ano.
Na área da comunicação, a UEL possui sua própria rádio, a Rádio UEL FM, e seu próprio canal de tevê, a Televisão Cultural e Educativa da UEL.
Ainda faz parte da UEL o Museu Padre Carlos Weiss e o Cine Teatro Ouro Verde. E a instituição ainda possui o EAAJ, o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos, que recebe as demandas jurídicas da população sem cobrar nada pelo serviço.
Visite o site da UEL >>
Outras Instituições de Ensino Superior
Londrina possui diversas outras instituições de ensino superior, que oferecem centenas de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e strictu sensu. Dentre elas podemos destacar a Unopar, a Unifil, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, a Faculdade Arthur Thomas, a Pitágoras, a Inesul, a Uninorte entre tantas outras, como a FGV, UNIP, ESAP, UNIVALE.
Devido a este grande número de instituições de ensino superior, Londrina atrai uma população estudantil muito grande em busca de vagas para moradia, opções de lazer e cultura. Isso justifica o grande crescimento no setor da construção civil e de locação de imóveis, bem como o grande investimento em grandes Shoppings Centers na cidade.
Ensino Profissionalizante
Londrina ainda possui várias instituições de ensino profissionalizante.
Podemos destacar o Senai, o Senac, o Ipolon, o Instituto Filadélfia e várias outras instituições privadas.
Ainda na capacitação profissional, Londrina possui o Centro de Economia Solidária, que além de capacitar pessoas para a produção de produtos artesanais, disponibiliza um local de comercialização para esses produtos.
A Rede Municipal de Ensino de Londrina dispõe de 97 unidades escolares. São 68 unidades escolares na zona urbana distribuídas nas regiões: Leste, Oeste, Norte, Sul e Central; 11 unidades na Zona Rural; 18 CMEIs - Centros Municipais de Educação Infantil e 61 CEIs, Centros de Educação Infantil. Cerca de 30 mil estudantes frequentam as escolas municipais de Londrina.