Quando pensamos em qualidade de vida, devemos nos lembrar das condições de habitação, de abastecimento de água, do sistema de saúde, ou seja, dos aspectos de natureza essencialmente física e infraestrutural.
No quesito habitação, a cidade é bem atendida. Nos anos 70 foram construídas aqui milhares de casas populares na Zona Norte da cidade, os chamados
"Cinco Conjuntos", acolhendo milhares de moradores. Hoje, Os Cinco Conjuntos são conhecidos por serem uma cidade dentro de Londrina, com uma população de dezenas de milhares de moradores.
Além disso, a cidade possui uma companhia de habitação, a Cohab, que produz e comercializa casas para a população.
Recentemente, a Companhia entregou o maior projeto do Programa Minha Casa, Minha Vida no país, o conjunto habitacional Vista Bela com 2.712 moradias, para uma população aproximada de 12.000 habitantes.
Se fosse uma cidade, o Vista Bela seria mais populosa que 242 dos 399 municípios do Paraná. São 1.272 casas geminadas, de 35 m², e 1.440 apartamentos, de 42 m².
No que diz respeito a saneamento básico, segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil, Londrina está entre as 10 cidades com melhores índices de saneamento básico do Brasil. Segundo a pesquisa, 80% da população londrinense é atendida por rede de esgoto.
Qualidade de vida é não se estressar por conta de atrasos ou falta de transporte público. O transporte público da cidade de Londrina está entre os melhores do país. De qualquer ponto de Londrina, leva-se de ônibus cerca de 20 minutos para chegar-se ao centro da cidade. E no centro da cidade, localiza-se o Terminal Urbano Central, onde se faz a baldeação gratuita (ou seja, pode-se atravessar a cidade toda gastando apenas uma passagem). Os ônibus são limpos, modernos, adequados à acessibilidade e pontuais.
O acesso à saúde e ao lazer são parâmetros de qualidade de vida. Em Londrina o Poder Público criou dezenas de Academias ao Ar Livre. Espalhadas por todos os pontos da cidade essas academias se tornaram verdadeiros espaços de prática esportiva, de lazer, de convivência e socialização entre todas as gerações.
A cidade de Londrina também luta contra todo tipo de poluição. Na cidade vigoram leis que restringem emissão de poluentes por fábricas e automóveis; leis que impedem a poluição visual e que fazem com que o comércio promova a adequação de suas fachadas para não agredirem o meio ambiente; e os órgãos públicos autuam empresas ou pessoas que transgridem as leis contra a poluição sonora.
O lazer é importantíssimo para a qualidade de vida. Em Londrina, há dezenas de clubes e associações recreativas, esportivas e atléticas, como a AREL, a ACEL, a AABB, o Iate Clube de Londrina, o Grêmio Literário e Recreativo de Londrina, o Londrina Country Club, entre outros.
O esporte também faz parte da qualidade de vida de uma cidade. Em Londrina, há diversas provas pedestres dentre as quais destacamos a Prova Pedestre Cidade de Londrina, a Corrida Noturna com 4 e 8 km e a Prova Pedestre Universitária Cidade de Londrina. Estes eventos colocam a cidade para correr atrás da saúde e lazer. Além disso, há várias ciclovias na cidade, lugares onde os ciclistas podem usufruir de suas bicicletas com toda segurança.
A capacidade de oferecer entretenimento à população também é um critério da qualidade de vida de uma cidade. Em Londrina há dezenas de bares, boates, restaurantes, shoppings centers, que disponibilizam opções agradáveis para se fazer amigos, relaxar, desfrutar de boa comida e bebida ou se divertir.
Os locais naturais para lazer e entretenimento também são uma boa pedida, como o Lago Igapó, o Zerão, o Parque Arthur Thomas, a Mata do Godoy, o Salto do Apucaraninha, entre outros.
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal
Para finalizar, um critério objetivo para medir a qualidade de vida em uma cidade é o seu IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Segundo o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), o IDH-M de Londrina é de 0,824. Quanto mais próximo do valor 1, maior o nível de desenvolvimento humano da cidade. Esse índice de Londrina se compara ao IDH de países desenvolvidos.