Em novembro, a Câmara Municipal de Londrina (CML) entregará títulos de Cidadão Honorário, Diplomas de Reconhecimento Público e Medalha Ouro Verde a três entidades e três pessoas que contribuíram com a cidade ou se destacaram por seus exemplos como cidadãs e profissionais. As homenagens são parte do trabalho dos vereadores e ocorrem de forma paralela às outras ações da CML, como a fiscalização do Executivo, a proposição de leis e o estudo e a modificação de projetos de lei enviados pela Prefeitura.
6 de novembro (quarta-feira), às 11 horas
Vanessa Vicente – A empresária e maratonista recebeu o Diploma de Reconhecimento Público por meio do requerimento nº 301/2024, do vereador Santão (PL). Nascida em 6 de julho de 1980, é empresária do setor de turismo em Londrina. Durante a pandemia de covid-19, em 2020, começou a correr ao ar livre para aliviar a ansiedade e acabou se apaixonando pelo esporte. Vanessa Vicente se destacou em várias competições, incluindo a Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2023. Também participou de corridas internacionais. Obteve o índice para a Maratona de Boston e conseguiu fazer a prova no tempo determinado pelo treinador – 3h21. Sua evolução rápida no esporte, em apenas quatro anos, reflete o apoio da família, que sempre valorizou o esporte e a ajudou a atingir grandes feitos, como qualificação para a Maratona de Chicago em 2025.
Local: Sala da Presidência da CML. O evento será restrito a convidados.
8 de novembro (sexta-feira), às 19 horas
José Laurindo de Souza Netto – O desembargador José Laurindo de Souza Netto recebeu o Título de Cidadão Honorário pela lei municipal nº 13.776/2024, do Executivo Municipal. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 1982, José Laurindo de Souza Netto ingressou na Magistratura em 1989, atuando como juiz de Direito nas comarcas de Ortigueira, Arapongas, Piraquara e Curitiba. Com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Paraná e estágio de pós-doutorado na Universidade Degli Studi di Roma "La Sapienza", é membro ativo da Academia Paranaense de Letras Jurídicas e da Academia de Direito Notarial e Registral. Foi vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e presidente da instituição no biênio 2021/2022, período em que o TJ-PR recebeu o Selo Ouro do Conselho Nacional de Justiça pelos avanços alcançados. Durante seu mandato, implementou projetos importantes em Londrina, como o programa Moradia Legal, e buscou acelerar a construção do novo Fórum Criminal, dedicando-se a melhorar a estrutura do Judiciário na cidade. É autor de livros e artigos jurídicos e palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Local: Auditório do Campus Piza da Universidade Anhanguera (antiga Unopar), na Avenida Paris, 675, com transmissão pelas mídias sociais do Legislativo no Facebook e Youtube.
22 de novembro (sexta-feira), às 20 horas
KGM Comércio e Representações de Produtos Agropecuários - Produza – A empresa recebeu a Medalha Ouro Verde pela lei municipal nº 13.826/2024, da vereadora Lu Oliveira (Republicanos). A Produza completou 30 anos de atuação em 2024, tendo sido fundada em Londrina por quatro engenheiros agrônomos. A empresa se destaca no comércio de insumos agrícolas e na comercialização de grãos, com mais de 20 lojas e 200 colaboradores. Além da venda de produtos, oferece consultoria técnica e assistência, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio e das comunidades rurais da região.
Local: Auditório do Campus Piza da Universidade Anhanguera (antiga Unopar), na Avenida Paris, 675, com transmissão pelas mídias sociais do Legislativo no Facebook e Youtube.
28 de novembro (sexta-feira), às 11 horas
Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL TIC) e Instituto Estação 43 – O APL TIC e o Instituto Estação 43 receberam o Diploma de Reconhecimento Público por meio, respectivamente, dos requerimentos nº 10/2024 e nº 784/2023, ambos do vereador Eduardo Tominaga (PP). Criado em 2006, o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (APL TIC) é um ecossistema que promove a inovação e o crescimento do setor de tecnologia na região. Composto por cerca de 1,5 mil empresas, o APL TIC representa um setor que contribuiu com 10% do PIB de Londrina em 2023. O APL TIC também desempenha um papel central na formação e qualificação de profissionais, colaborando com instituições de ensino para suprir a demanda crescente de mão de obra qualificada, fator essencial para a competitividade local e global. Já o Instituto Estação 43, lançado oficialmente em 2023, é a nova identidade do Ecossistema de Inovação de Londrina. Sua missão é transformar Londrina na capital mundial da inovação, ao consolidar um ecossistema que já reúne 11 setores, incluindo saúde, agronegócio, TIC, audiovisual e smart cities. Registrado como uma Organização Social (OS), o Estação 43 serve como captador de recursos e promotor de ações colaborativas entre instituições públicas e privadas, com foco no desenvolvimento econômico e na geração de empregos de base tecnológica.
Local: Sala da Presidência da CML. O evento será restrito a convidados.
29 de novembro (sexta-feira), às 20 horas
Anuar Michel Matni – Anuar Michel Matni recebeu o Título de Cidadão Honorário pela lei nº 13.804/2024, da vereadora Daniele Ziober (PP). Nascido em 1940 em Curitiba, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1966 e especializou-se em Nefrologia. Após contribuir com a saúde em Mandaguaçu e no litoral, foi convidado a integrar a equipe médica de Londrina, onde se destacou por sua atuação no primeiro transplante de rim do estado, em 1973, no Hospital Universitário da UEL. Ao longo de sua carreira, Matni trouxe inovações, como a diálise peritoneal, e consolidou Londrina como referência em transplantes renais. Foi diretor clínico do Hospital Evangélico em 2015 e se aposentou como professor da UEL. Reconhecido por sua dedicação, recebeu diversas homenagens, incluindo o mérito ético-profissional por 50 anos de prática exemplar.
Local: Auditório do Campus Piza da Universidade Anhanguera (antiga Unopar), na Avenida Paris, 675, com transmissão pelas mídias sociais do Legislativo no Facebook e Youtube.
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA DIRCOM JORNALISMO Contato: (43) 3374-1326 (WhatsApp e Fone) Redação Marcela Campos MTB 6.229PR