Vereadores de Londrina se reuniram, na tarde desta sexta-feira (19), com deputados e representantes da sociedade civil, do governo do Paraná, do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), para debater a inclusão do Contorno Leste na nova concessão de rodovias que cortam o Paraná. A reunião foi aberta ao público, transmitida em tempo real pela internet (assista aqui) e coordenada por duas comissões da Câmara de Londrina: Comissão de Desenvolvimento Econômicos e Agronegócio e Comissão Especial de Acompanhamento do Novo Modelo de Pedágio do Paraná.
Seguindo sugestão de participantes, o vereador Nantes (PP) informou que as duas comissões elaborarão um Pedido de Informações (PI) à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) solicitando um mapa sobre a intensidade e gravidade dos acidentes na área urbana de Londrina, incluindo aqueles ocorridos na BR-369 e na PR-445. Outro PI será direcionado ao Ippul questionando se há projetos relacionados ao Contorno Leste. “Vamos anexar esses documentos ao ofício que vamos encaminhar ao governo do estado e também ao governo federal”, adiantou Nantes se referindo ao documento em que será solicitada a inclusão do Contorno Leste entre as obrigações da concessionária que administrará o Lote 3 da nova concessão, que contempla rodovias da região de Londrina.
Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômicos e Agronegócio, Nantes ressaltou que o Contorno Leste é uma obra considerada estratégica para o município e a região metropolitana, pois ligará, por meio de um ramal rodoviário, a PR-445, nas proximidades da unidade da cooperativa Cocamar, na Zona Sul de Londrina, à BR-369, até o Contorno de Ibiporã, ao leste de Londrina. O objetivo é desviar para a rodovia o trânsito de veículos pesados que hoje trafegam pelo trecho urbano, diminuindo o trânsito por avenidas como a Dez de Dezembro e facilitando o escoamento da produção. “Londrina é um dos únicos municípios de grande porte no Paraná que não tem contornos para diminuir o trânsito de veículos no perímetro urbano da cidade e melhorar o fluxo rodoviário”, afirmou.
O vereador Mestre Madureira (PP), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento do Novo Modelo de Pedágio do Paraná, lembrou que o grupo atuou, junto com outras autoridades, para barrar a instalação de uma praça de pedágio na PR-445, nas proximidades do Distrito de Irerê, zona rural de Londrina. A partir de agora, a comissão se reunirá com deputados estaduais e federais para tratar do Contorno Leste.
Segundo o diretor de projetos do Ippul, Robson Naoto Shimizu, a necessidade do Contorno Leste é apontada há muitos anos nos documentos de planejamento do município. Além disso, a obra foi elencada como prioritária no Plano de Mobilidade de Londrina (PlanMOB) finalizado em 2020, que trouxe a recomendação de execução do trecho rodoviário em até cinco anos. Também participaram da reunião e fizeram uso da palavra o deputado estadual Tercílio Turini, o deputado federal Diego Garcia, a chefe do Núcleo Regional da Casa Civil do Paraná em Londrina, Sandra Moya, além de representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) e de outras associações representativas.
Integrantes
A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio do Legislativo é composta pelos vereadores Nantes (PP), Lu Oliveira (PL) e Eduardo Tominaga (PSD). A Comissão Especial de Acompanhamento do Novo Modelo de Pedágio do Paraná, por sua vez, tem como membros os vereadores Mestre Madureira (PP), Lenir de Assis (PT) e Beto Cambará (Podemos).
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