08/12/2023 - 11:10:00

Londrina reconhece estabelecimentos comprometidos com a cultura da paz

Em uma solenidade marcada por compromisso com a cultura da paz, a Câmara Municipal de Londrina (CML) realizou, na manhã desta sexta-feira (8), a entrega do selo "Arma não é brinquedo... dê abraços". O evento, na sua 12ª edição, aconteceu no auditório do Campus Piza da Anhanguera/Unopar.

Participaram o vereador Emanoel Gomes (Republicanos), presidente da CML; a vereadora Lenir de Assis (PT); o vereador Roberto Fú (PDT); o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; a responsável pelos projetos e eventos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro; a vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Vera Antunes; o gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi; além de representantes de empresas que aderiram ao selo.

Estabelecido pela lei municipal nº 9.188/2003, o selo reconhece e certifica os estabelecimentos que se comprometem a não comercializar brinquedos com o formato de armas de fogo. Com validade de dois anos, a 12ª edição contemplou 79 lojas que aderiram à iniciativa em 2023. O evento reforçou o engajamento da cidade na promoção de uma cultura de paz, com a participação da Prefeitura de Londrina, do Conselho Municipal da Cultura da Paz (Compaz) e da Oscip Londrina Pazeando.

Durante o evento, o presidente da Câmara de Londrina, vereador Emanoel Gomes (Republicanos), ressaltou o papel da lei municipal como instrumento de transformação social. “De fato, arma não pode estar, ainda que seja de brinquedo, na mão de criança. Existem as pessoas certas para portarem uma arma”, afirmou. Já o vice-prefeito João Mendonça destacou a importância do selo para manter e incentivar uma cultura de paz. “Arma não é brinquedo não só para crianças, para todos. A arma só dá lucro para uma fonte, para quem fabrica. Vejam as guerras, quando se faz o balanço final, alguém ganhou alguma coisa? Todos perderam”, argumentou.

Mais de 400 selos já foram entregues desde a primeira edição do evento. O secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, comentou, durante a solenidade, sobre os ataques recentes a escolas brasileiras e citou um documento do Ministério da Educação (MEC) para prevenção a este tipo de violência que recomenda, entre outros pontos, a promoção à cultura de paz e o controle de armas de fogo. Segundo ele, o selo Arma Não é Brinquedo é uma das ações desenvolvidas em Londrina, em somatória às atividades do Compaz e do Programa Vida, de justiça restaurativa nas escolas municipais. “Londrina, há 23 anos, é uma cidade que educa para a cultura de paz e essa é uma das ações”, pontuou.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 (WhatsApp) Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR