23/05/2024 - 13:15:00

Vereadores de Londrina voltam a fiscalizar atuação da Sanepar na cidade

Após os trabalhos da Comissão Especial da Sanepar, concluídos no ano passado, vereadores da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência da Câmara Municipal de Londrina (CML) voltaram a acompanhar os serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Paraná em Londrina. Na manhã desta quinta-feira (23), a vereadora Jessicão (PP) e o vereador Chavão (Republicanos) participaram de reunião com o diretor de Operações da Sanepar no Paraná, Sérgio Wippel, e com o gerente-geral da empresa na Região Nordeste do Paraná, Antônio Gil Fernandes Gameiro. A reunião ocorreu na sede da Sanepar em Londrina e o objetivo foi discutir os problemas de esgoto enfrentados pelos moradores do Jardim Pequena Londres, na região leste da cidade, e questões relacionadas aos serviços da Sanepar na Rua dos Sapateiros, no Jardim União da Vitória.

A Comissão Especial da Sanepar era formada por Chavão (Republicanos), Mestre Madureira (PP) e Jessicão (PP), mesmos vereadores que hoje compõem a Comissão de Administração. “Nós viemos retomar uma conversa sobre dois principais pontos da cidade onde precisa ser resolvida a questão dos esgoto, pois são regiões que utilizam serviços de fossa. Era um problema que a gente já tinha cobrado enquanto Comissão da Sanepar, mas que nós deixamos combinado que, se estivéssemos na Comissão de Administração neste ano, os três vereadores continuariam esse trabalho de cobrança e fiscalização junto com a Sanepar”, explicou a vereadora Jessicão (PP).

Moradores do Jardim Pequena Londres procuraram os vereadores para relatar que há aproximadamente 20 anos o bairro foi loteado e comercializado com a promessa de infraestrutura básica, incluindo a rede de esgoto. No entanto, os moradores ainda não têm acesso ao escoamento do esgoto, mesmo com a tubulação passando em frente às suas casas, pois são necessárias obras de transposição até a rede de tratamento para que a estrutura possa ser utilizada. A situação obriga os moradores a construírem fossas sépticas, que frequentemente desabam devido ao volume de chuvas. “Para nossa felicidade, o pessoal da Sanepar já demonstrou que está com o projeto pronto. É um trabalho difícil, porque é uma região de relevo acidentado onde eles vão precisar fazer partes aéreas, então, vão precisar de um pouco mais de tempo. Mas o projeto está feito e agora a gente vai acompanhar a passo a passo”, afirmou Jessicão.

Na Rua dos Sapateiros, no Jardim União da Vitória, a situação é igualmente preocupante. Não há rede coletora de esgoto e as casas já não comportam mais fossas sépticas. Um dos moradores, que já construiu sete fossas, enfrenta a falta de espaço no terreno para novas construções. Apesar de o cronograma de obras da Sanepar indicar que a instalação do esgoto na região ocorreria apenas em 2028, a companhia se comprometeu a acelerar a resolução do problema após a solicitação dos vereadores. “Havia uma  promessa no ano passado de que seria feito no começo do ano e hoje a gente encontrou ali uns problemas. Há umas duas, três casas com famílias que precisam ser realocadas para passar a rede de esgoto”, afirmou a vereadora. Ela adiantou que uma nova reunião, com a presença de representantes do Executivo e da Sanepar será agendada para tratar dessa questão.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6.229PR