Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!


Atenção:

Migramos para www.cml.pr.gov.br

Notícias

28/06/2024 - 18:35:00

Liberação da trincheira da Avenida Leste-Oeste: comissão especial aponta questões pendentes

email
1

Após a aguardada liberação da trincheira da Avenida Leste-Oeste, no cruzamento com a Avenida Rio Branco, a vereadora Mara Boca Aberta (Podemos), presidente da Comissão Especial (CE) de Fiscalização e Acompanhamento da obra na Câmara de Londrina, destacou a necessidade de esclarecimentos adicionais por parte do Executivo e apontou questões que ainda precisam ser solucionadas. Entre os pontos levantados pela vereadora estão o pagamento da multa devida pela TCE Engenharia e a aplicação de novas penalidades à empreiteira responsável pela obra. Mara esteve na liberação da trincheira, na manhã desta sexta-feira (28), representando a comissão. A CE, formada também pelos vereadores Mestre Madureira (PP) e Chavão (Republicanos), foi criada no dia 12 de março de 2024 e tem até 1º julho para concluir os trabalhos. O prazo pode ser prorrogado por 30 dias se houver necessidade. 

A obra contratada pela Prefeitura de Londrina começou em janeiro de 2021 e deveria ter sido concluída em janeiro de 2023, mas recebeu quatro aditivos de prorrogação de prazo. Depois de atrasos e sucessivas paralisações, a Secretaria Municipal de Gestão Pública decidiu aplicar multa no valor de R$ 915.154,13 à TCE, penalidade que foi mantida em decisão em segunda instância. Segundo Mara Boca Aberta, embora a multa tenha sido confirmada, é fundamental garantir que o valor seja efetivamente recolhido e que a empresa arque com suas responsabilidades. “Demorou, mas enfim foi entregue. Uma obra necessária, mas que causou muito prejuízo à população, comerciantes, motoristas e moradores da região. Foram R$ 13 milhões de aditivos financeiros, mais de um ano de atraso, muita sujeira, acidentes, paralisações [dos operários], comércios que fecharam, enfim, nossa luta pela comissão é que agora essa empresa pague a multa aplicada e que pelas multas e notificações, ela nunca mais faça obra nenhuma em Londrina, já que ela é reincidente e está em recuperação judicial, com quase 200 processos, a maioria na Vara do Trabalho”, afirmou.

Outra questão é que a multa abrange apenas o período do início da obra até 9 de julho de 2023. Em resposta a Pedido de Informações enviado ao Executivo pela comissão especial, a Secretaria Municipal de Gestão Pública informou que há um novo processo de penalidade administrativa em trâmite, destinado à apuração de possíveis novos descumprimentos por parte da TCE Engenharia. Este novo processo ainda está em fase inicial de instrução, sem a admissibilidade para a abertura de penalidade contra a empresa. 

Segundo a vereadora Mara Boca Aberta, também será preciso analisar como ocorrerá a compensação por serviços previstos no contrato da Prefeitura com a TCE, mas que foram assumidos pelo Poder Executivo: a sinalização viária e iluminação pública estão sendo executadas, respectivamente, pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Londrina Iluminação. 

Outro ponto envolve questões trabalhistas relacionadas aos operários da obra. “Temos também a preocupação com o acerto dos trabalhadores, justamente porque a empresa deixou de cumprir com questões legais trabalhistas junto a esses trabalhadores. Nós queremos saber, já que eles vão fazer o acerto agora no dia 3, se tá tudo ‘ok’, se a empresa fez tudo certo”, disse.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6.229PR

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.