Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

19/07/2019 - 11:11:00

Leis aprovadas no 1º semestre tratam de educação e segurança viária

email
1
No primeiro semestre de 2019, 69 leis de autoria dos vereadores e do prefeito Marcelo Belinati (PP) foram aprovadas pela Câmara Municipal de Londrina (CML) e sancionadas pelo Executivo. Entre as normas apresentadas pelo Legislativo e que passaram pelo aval do Plenário há leis que buscam melhorar a segurança viária no município, leis para aprimorar os atendimentos da rede escolar e leis direcionadas a pessoas com autismo. Também no primeiro semestre a Câmara aprovou duas importantes normas de autoria do Executivo: a lei que autoriza a prefeitura a modificar o controle acionário da Sercomtel S.A Telecomunicações por meio de leilão em Bolsa de Valores e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. 

Em 2019, duas leis de autoria do Legislativo foram aprovadas com o objetivo de reduzir o risco de acidentes de trânsito. Apresentada pelo vereador João Martins (PSL), a lei 12.862/2019 proíbe a colocação de caçambas a menos de cinco metros das esquinas ou do fim de curvas acentuadas, para que possam ser vistas a tempo pelos motoristas. Por sua vez, a lei 12.872/2019, do vereador Jairo Tamura (PL), autoriza a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) a implantar Bolsões de Proteção para motociclistas antes dos semáforos. Os bolsões são espaços demarcados para que os motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos automotores durante a espera no sinal vermelho, facilitando a largada e evitando acidentes.

Também de autoria do vereador Jairo Tamura, duas leis aprovadas neste ano têm como foco as pessoas com autismo. Enquanto a lei 12.833/2019 institui a aplicação de Testes de Triagem do Autismo em todas as crianças que forem atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina, a lei 12.841/2019 garante às pessoas com esse transtorno o direito de utilizar as vagas de estacionamento reservadas a deficientes. Na área de educação, duas leis foram aprovadas: a que institui o Fórum Municipal de Educação, proposta pelo vereador Amauri Cardoso (PSDB), e a que estabelece a obrigatoriedade da adoção de treinamento em primeiros socorros aos profissionais da rede escolar em todo o município, de autoria de Daniele Ziober (PP). 

Trabalho conjunto – Durante o primeiro semestre, os parlamentares também promoveram discussões e apresentaram emendas para alterar projetos de lei iniciados pelo prefeito Marcelo Belinati (PP). Um dos PLs modificados pela Casa foi o 40/2019, que autoriza o Município a privatizar a Sercomtel S.A. Telecomunicações por meio de leilão em Bolsa de Valores, mas determina que o controle acionário das subsidiárias Sercomtel Iluminação e Sercomtel Contact Center fique com o Executivo. Durante a tramitação, a CML aprovou subemenda do vereador Eduardo Tominaga (DEM) retirando da matéria detalhamento sobre como ocorrerá a aquisição das duas empresas, para que o assunto possa ser discutido com mais profundidade em projetos de lei específicos.

Outra participação essencial da Câmara ocorreu durante a tramitação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020. As comissões permanentes acolheram os pareceres técnicos da Controladoria e da Assessoria Jurídica do Legislativo e indicaram a realização de audiência pública para discussão da proposta, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Fiscalização – Além de discutir e votar matérias, o Regimento Interno da CML prevê entre as atribuições dos vereadores a fiscalização das ações do Executivo e a cooperação com a prefeitura, a partir do apontamento de problemas e da sugestão de iniciativas. Essas funções são exercidas por meio de mecanismos como o encaminhamento de Indicações e de Pedidos de Informações (PIs) à Administração municipal.

Ao longo do primeiro semestre, o Legislativo enviou 135 PIs ao Executivo, para esclarecer dúvidas sobre assuntos diversos, entre eles atuação de ambulantes, mortalidade infantil e fiscalização de poluição sonora. No mesmo período foram 2.836 Indicações de realização de serviços de conservação viária, implantação de faixa elevada para pedestres e troca de lâmpadas em postes públicos, entre outras.

Leia mais sobre o assunto aqui.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327
Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.