Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

18/12/2019 - 11:35:00

Audiência discute horário especial de comércio, indústrias e prestadores de serviço

email
1



O projeto de lei (PL 189/2019) que retira a obrigatoriedade da anuência de sindicatos dos empregados para antecipação ou prorrogação do horário de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestadores de serviços foi discutido com a população na manhã desta quarta-feira (18), em audiência pública coordenada pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara Municipal de Londrina. Iniciativa do vereador Jamil Janene (PP), a proposta altera o parágrafo 1º, do artigo 16, do Código de Posturas (lei municipal 11.468/2011), dispositivo que trata da autorização especial, por prazo determinado, para funcionamento dessas atividades fora do horário regular previsto na lei.


Na avaliação do vereador Jamil Janene, o aval do sindicato é desnecessário. "Eu estava na Secretaria de Fazenda com alguns empresários e muitos deles querendo trabalhar até as 23 horas e tirar o alvará. Um deles buscou tudo o que precisava: autorização do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), adequou máquinas para não fazer barulho à noite. Quando foi tirar o alvará, a secretaria falou para ele ir no sindicato. Para mim, é um absurdo. O sindicato não está lá para discutir a estrutura de metalúrgica, para avaliar como a empresa vai trabalhar. O sindicato tem a responsabilidade de cuidar dos direitos do trabalhador. Se o patrão não cumprir o combinado, há a lei trabalhista", afirmou em pronunciamento na audiência. Janene ressaltou que é preciso respeitar o direito dos empregados. "Se for pra mudar o horário do comércio, não podemos mudar para sacrificar o trabalhador, mas sim para contratar mais trabalhadores. O patrão tem que se preocupar com isso", defendeu. 


Foram convidados para o debate a gerente de projetos da Diretoria de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Renata Queiroz, e o diretor de fiscalização de atividades econômicas da Secretaria Municipal de Fazenda, Carlos Roberto Leandro, além de representantes de sindicatos e associações de trabalhadores. Vice-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon), Manoel Teodoro da Silva afirmou que nunca houve abusos por parte do Sindecolon e explicou que o Código de Posturas prevê que a decisão de ampliação de horário precisa ser feita em comum acordo. "Deve haver consenso entre sindicatos de empregados e do empregador. Havendo consenso, poderá o município dar ou não a autorização. Na época [de aprovação do Código de Posturas, em 2011], a dificuldade era grande em ampliar o horário do comércio no sábado à tarde. Se ficasse a liberação total, sem esse condicionamento, o que aconteceria? Algumas empresas poderiam utilizar o empregado de forma irregular. O objetivo sabiamente foi colocar a coisa sob o ponto de vista da negociação coletiva. Estamos dispostos a ter essa negociação", argumentou. 


Representante do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Ovhanes Gava afirmou que o período ampliado de funcionamento não vai impactar na jornada de trabalho dos funcionários. "O horário de abertura do comércio não tem qualquer relação com o horário de trabalho dos empregados. Há diversas outras categorias com horário de atendimento ao público diferenciado. Os funcionários não trabalharão mais", garantiu. "Os riscos do empreendimento são exclusivamente do proprietário. O empregador é o único autorizado a decidir o horário para atender os consumidores", acrescentou.


Também presente à audiência, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Fernando Moraes, considerou que o projeto de lei traz benefícios para o comércio e para a sociedade. "Ajuda a desburocratizar o horário que está sendo imposto. Não há ninguém melhor do que o próprio empresário para saber o melhor horário pro negócio dele funcionar. Esse engessamento do horário do comércio reprime a vocação natural de Londrina como centro de compras, negócios e lazer. Basta ver o centro [da cidade], que morre depois das seis horas da tarde", disse.

Qualquer alteração no horário de funcionamento deve receber o aval da Prefeitura, explicou Carlos Roberto Leandro, diretor de fiscalização de atividades econômicas da Secretaria Municipal de Fazenda. "O município sempre deverá analisar os impactos que a extensão do horário vai causar na cidade e sempre observando, ainda que seja com o conhecimento do sindicato dos empregados, o acordo coletivo de trabalho e as convenções coletivas [de trabalho]". 

Propostas – Durante a audiência pública, a única proposta apresentada foi protocolada pelo vice-presidente do Sindecolon, Manoel Teodoro da Silva. Ele solicitou que não haja mudanças no Código de Posturas e que o horário de funcionamento seja discutido entre os sindicatos patronal e dos empregados. A Câmara de Londrina recebe sugestões ao projeto de lei, por escrito, até as 14 horas desta quinta-feira (19). Elas devem ser apresentadas no Departamento de Protocolo do Legislativo. 

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7792PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.