Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

17/03/2020 - 16:22:00

Confira os projetos discutidos e votados na sessão desta terça-feira (17)

email
1
Veja como foram votados os projetos na sessão ordinária desta terça-feira (17):

Permite a regularização dos alvarás de licença de entidades religiosas (PL nº 140/2019) – Retirado de pauta por 2 sessões.
De autoria do Executivo, permite a regularização de entidades religiosas para fins de expedição de Alvará de Licença de Localização e Funcionamento. Na justificativa, o autor informa que igrejas que funcionam há muitos anos em Londrina não conseguem retirar o alvará em decorrência de condicionantes impostas pelo Plano Diretor Participativo aprovado em 2015, e que portanto funcionam irregularmente. Antes de remeter a matéria para análise das comissões de Justiça, Legislação e Redação e de Política Urbana e Meio Ambiente o presidente da Câmara, vereador Ailton Nantes (PP), solicitou a manifestação do Conselho Municipal de Cidade (CMC) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). O Ippul não se opôs à tramitação do projeto, mas lembrou que, se forem constatados problemas no sistema viário pela geração de tráfego, poderá ser solicitado Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e que a renovação do Alvará de Funcionamento ficará condicionada às adequações ali previstas. Já o CMC apontou que o tema precisa de fundamentos que contemplem não só os objetivos religiosos das entidades, mas também a ordenação da cidade. Uma audiência pública foi realizada no dia 02/12/2019 e ouviu a população sobre o projeto. A Comissão de Justiça, Legislação e Redação não corroborou o parecer da assessoria jurídica e manifestou-se favoravelmente ao projeto. Conforme o parecer da assessoria jurídica, o projeto deveria ser modificado para prever que a regularização ocorra apenas no caso das igrejas que se instalaram em imóveis irregulares antes da aprovação da atual Lei de Uso e Ocupação do Solo (lei nº 12.236/2015). A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente corroborou em partes o parecer da assessoria técnica e manifestou-se favoravelmente ao projeto. Após aprovação em primeira discussão, em 20/02/2020, o Executivo apresentou a emenda nº 1 que estendia a regularização para instituições de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência. Contudo, o próprio Executivo pediu o arquivamento da emenda.

Altera lei 10.648/2008 que doou terreno para indústria moveleira (PL nº 12/2020) – Aprovado em primeira discussão. Veja como votaram os vereadores.
Proposto pelo Executivo Municipal, altera a súmula e os artigos 2º, 4º e 6º da lei 10.648/2008, que desafetou área de 664,20 m2 na Gleba Lindoia e previa a doação à empresa de móveis Valdenilson Pereira Meireles, para que ampliasse as atividades. Segundo a Prefeitura de Londrina, a empresa tomou posse no terreno e cumpriu todas as exigências previstas, gerando empregos e permanecendo em atividade até os dias atuais. Contudo, a fábrica não consegue escriturar a área. Ocorre que na lei 10.648/2008, consta o nome do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) como doador da área, quando o correto seria o Município de Londrina, verdadeiro proprietário do terreno. A Procuradoria-Geral do Município (PGM), orientou que fosse elaborado este projeto de lei para legitimar a doação à empresa, alterando os trechos onde consta o nome Codel para Município de Londrina. A Comissão de Justiça, Legislação e Redação corroborou parecer da assessoria jurídica e emitiu voto favorável ao PL. A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos também avalizou o parecer técnico e manifestou-se favoravelmente ao projeto.

Denomina rua Amabile Limoni Mangile (PL nº 208/2019) – Aprovado em discussão única. Veja como votaram os vereadores.
De autoria do vereador Felipe Prochet (PSD), denomina rua Amabile Limoni Mangile a atual rua 01, do lotealmento localizado no lote 74-H, da Gleba Patrimônio Londrina. A homenageada nasceu em 27 de julho de 1920, em Dois Córregos, São Paulo. Veio para Londrina em 1947 com o marido Palmiro Mangile e as filhas Diva e Elsa. Posteriormente, o casal teve mais três filhos: Dalva, Dirce e Antonio. Amabile trabalhou com o marido na cafeicultura do Heimtal por 18 anos. Faleceu em 16 de janeiro de 2005.

Cria medidas de segurança para mulheres em casas noturnas, bares e restaurantes (PL nº 24/2020) – Os vereadores e a vereadora aprovaram parecer prévio da Comissão de Justiça, Legislação e Redação solicitando manifestação da Abrasel, Abrabar, Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares de Londrina e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. De autoria do vereador Emanoel Gomes (Republicanos), o projeto de lei cria medidas de segurança para a proteção das mulheres  a serem adotadas por bares, casa de shows, restaurantes e similares. O PL sugere que os estabelecimentos criem um "drink de emergência", isto é, uma palavra-chave com nome similar ao de uma bebida, que facilite a comunicação da mulher em situação de perigo com o garçom ou atendente. Pela proposta, ao ser comunicado, o funcionário do bar (ou segurança) acompanharia a mulher em risco até o carro ou outro meio de transporte, ou ainda comunicaria a polícia dependendo da gravidade da situação. Na justificativa, o vereador autor da proposta afirma que a intenção é evitar constrangimentos, assédios e violência psicológica, física e sexual contra as mulheres.

Altera regras do Programa Banco de Ração (PL nº 25/2020) Os vereadores e a vereadora aprovaram parecer prévio da Comissão de Justiça, Legislação e Redação solicitando manifestação do Executivo Municipal, autor do projeto de lei, sobre o impacto financeiro da proposta e se há previsão orçamentária. O PL visa alterar a lei 12.718/2018, que criou o Programa Banco de Ração Municipal, e permitir que a Prefeitura possa comprar ração para doá-las para entidades sem fins lucrativos de defesa dos animais. A assessoria jurídica da Câmara, emitiu parecer afirmando que o projeto esbarra na lei federal 9.504/1997, que proíbe em ano eleitoral a distribuição gratuita de bens, exceto em caso de programas sociais autorizados por lei e com previsão no orçamento no exercício anterior. A assessoria alega que, apesar de o programa existir há dois anos, não foi demonstrado pelo município se há previsão orçamentária para este fim. No documento, a assessoria jurídica também afirma que não foram apresentadas estimativa do impacto orçamentário-financeiro e declaração do ordenador da despesa de que o aumento é compatível com a Lei Orçamentária Anual, Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias, conforme regra da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Dispõe sobre a presença de profissional apto a se comunicar em Libras em unidades de saúde (PL nº 205/2019) Aprovado pedido do Conselho Municipal de Saúde para prorrogação de prazo para parecer ao projeto de autoria do vereador Ailton Nantes (PP), que institui a presença de profissional com conhecimento em Libras nas unidades básicas de saúde, unidades de pronto-atendimento, Samu, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Maternidade Municipal, Laboratório Municipal, Policlínica e outros locais.

Pedido de Informação sobre o Castramóvel (PI nº 31/2020) – Aprovado. A vereadora Daniele Ziober (PP) solicita informações sobre os serviços realizados pelo Castramóvel em Londrina.

Pedido de Informação sobre quadra de esporte (PI nº 32/2020) – Aprovado. O vereador Amauri Cardoso (PSDB) requer informações sobre a quadra de esporte da Escola Municipal da Vila Brasil.

Os Pedidos de Informação (PIs) estão previstos no Regimento Interno e o prazo inicial para as respostas do Executivo à Câmara de Vereadores é fixado em 15 dias úteis, prorrogáveis por igual período desde que devidamente justificado. Quórum para aprovação dos Pedidos de Informação: maioria simples.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Funcionamento: 13h às 19h. Fones: (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.