Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

28/03/2024 - 00:00:00

Parada, obra do Centro Especializado de Reabilitação em Londrina acumula água e serve de abrigo para pessoas em situação de rua

email
1

Na manhã desta quinta-feira (28), os vereadores Jessicão (PP) e Chavão (Republicanos), da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência da Câmara de Londrina, realizaram vistoria na obra do Centro Especializado de Reabilitação, no Jardim Sabará, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na região oeste da cidade. A construção, gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), começou em setembro de 2021 e tinha prazo inicial de 12 meses após a assinatura da ordem de serviço para ser concluída.

A vereadora Jessicão, presidente da comissão, disse não ter encontrado operários na obra nem equipamentos que indiquem a regularidade dos trabalhos. No local havia roupas, colchões e restos de alimentos, indícios de que o espaço serve de abrigo para pessoas em situação de rua. O que mais chamou a atenção dos parlamentares foi o acúmulo de água em restos de materiais de construção e na laje do imóvel, possibilitando a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “A laje está com bolor, criando essa poça, ou seja, do lado da UPA especializada em dengue temos um grande criadouro”, disse.

A comissão deve notificar o Cismepar e o Ministério da Saúde para que concluam a obra e, até a entrega do prédio, mantenham o local cercado e sem água parada. Também deve comunicar a Vigilância Sanitária para que tome as providências em relação aos possíveis focos de dengue e, se possível, multe a construtora.

O centro está sendo erguido em uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados doada pela Prefeitura de Londrina ao Cismepar por meio da lei municipal nº 12.626/2017. A obra, orçada inicialmente em R$ 4.410.691,53, tem recursos de emendas de deputados federais e está prevista em um contrato de repasse celebrado entre o Ministério da Saúde, representado pela Caixa Econômica Federal, e o Cismepar, que licitou a construção. O objetivo da unidade é atender pacientes de 21 municípios da região com consultas interdisciplinares e de reabilitação de pessoas com deficiência física ou intelectual.

O vereador Chavão, vice-presidente da comissão, lamentou que o espaço ainda não esteja disponível para os usuários e lembrou que a Câmara Municipal tem acompanhado e cobrado as autoridades para conclusão da obra. “Na outra visita que fizemos aqui, ano passado, chegamos e ainda tinha funcionários trabalhando. Nós constatamos naquela visita que a empresa era de Curitiba e havia dois funcionários passando massa corrida. Hoje, um ano após essa visita, está da mesma forma. Então, eu acredito que a empresa tenha abandonado essa obra aqui”, afirmou.

Histórico

Iniciadas em setembro de 2021, as obras do centro tinham prazo de 12 meses após a assinatura da ordem de serviço para serem concluídas. Porém, conforme o Portal da Transparência do Cismepar, houve um termo aditivo ao contrato, prorrogando a entrega para 28 de julho de 2023, o que também não ocorreu. Nesta data houve um segundo aditivo, prolongando o prazo de conclusão para 28 de janeiro de 2025. Ainda de acordo com o Portal da Transparência, desde dezembro do ano passado, a obra está 60,47% concluída.

O atraso da construção tem sido acompanhado de perto pelos vereadores da Câmara de Londrina. Em março de 2023, o Legislativo recebeu o diretor-executivo do Cismepar, Diego Augusto Buffalo Gomes, para tratar do tema (leia aqui), a pedido do vereador Roberto Fú (PDT). Posteriormente, em julho, os vereadores Mara Boca Aberta (sem partido) e Chavão (Republicanos) vistoriaram a obra pela Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência (leia aqui). Na ocasião, apenas dois trabalhadores estavam no local, o que levou ao agendamento de uma reunião, em agosto, quando os parlamentares cobraram dos representantes do Cismepar e da construtora agilidade na finalização da obra (leia aqui).

A Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência, composta pelos vereadores Jessicão (PP), presidente; Chavão (Republicanos), vice-presidente; e Mestre Madureira (PP), membro, está realizando uma série de vistorias em projetos e obras importantes para a cidade. O trabalho este ano começou nas reformas das escolas municipais Nina Gardemann, no Jd. Tókio, e Mábio Gonçalves Palhano, no Pq. Ouro Branco. A previsão é fiscalizar outras obras públicas.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.