Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

04/04/2024 - 12:00:00

Comissão de Administração e Fiscalização constata paralisação na duplicação da Avenida Saul Elkind

email
1

Na manhã desta quinta-feira (4), a Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência da Câmara Municipal de Londrina realizou vistoria na construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte e na duplicação da Avenida Saul Elkind, entre a Rua André Buck e a Avenida dos Garis. 

Os vereadores Jessicão (PP), Chavão (Republicanos) e Mestre Madureira (PP) constataram que não havia funcionários no canteiro de obras da duplicação da avenida, nem maquinário. O serviço é responsabilidade da Pizzo Engenharia Ltda, contratada pelo Município de Londrina por R$ 5.659.963,95, com verba oriunda do governo do estado. 

“Foi constatado que não há material, ferramenta de trabalho, não tem ninguém trabalhando na duplicação, ou seja, a obra está abandonada. Conversando com algumas pessoas que trabalham ao redor da obra, que moram ao redor da duplicação, elas nos informaram que faz dois meses que ninguém aparece aqui, desde aquele momento em que eles quebraram um cano de água que abastece o bairro São Jorge”, relembrou a vereadora Jessicão, presidente da comissão, citando o rompimento da rede de abastecimento da Sanepar, ocorrido em 1º de fevereiro, que deixou a região sem água por dias.

A obra de duplicação da Avenida Saul Elkind teve início em 30 de outubro de 2023 e está programada para ser concluída em 3 de maio de 2024. No entanto, dados do Portal da Transparência da Prefeitura de Londrina revelam que apenas 3,26% do projeto foi executado até o momento. No local, há buracos abertos e, em um trecho, como não há calçada do outro lado da avenida, pedestres acabam caminhando pelo meio da obra paralisada.

A vereadora Jessicão disse que a comissão pretende enviar um Pedido de Informação à Prefeitura, solicitando dados sobre a fiscalização da obra, como eventuais notificações ou sanções aplicadas à empreiteira pelo descumprimento contratual, para que o serviço seja retomado o quanto antes. “Vamos atrás de chamar o fiscal da obra, chamar a empresa, isso aqui precisa voltar a acontecer”, disse.

UPA da Zona Norte 

Os vereadores da comissão também estiveram no canteiro de obras da UPA da Zona Norte, que fica no trecho da Avenida Saul Elkind a ser duplicado. No local, operários faziam as fundações e o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, responsável pela fiscalização do serviço, acompanhava o trabalho. Iniciada em 5 de janeiro de 2024, a obra é realizada pela Cbeng Engenharia e Construção Civil, com investimento de R$ 5.579.000,00 e estimativa de conclusão em 31 de outubro de 2024. “Para alegar o nosso dia, chegamos aqui com muitas pessoas trabalhando dentro da obra, o próprio fiscal da prefeitura estava aqui dentro. Essa é uma obra que tem a previsão de ser entregue em outubro e, pelo ânimo do pessoal que está trabalhando e da empresa que pegou aqui, provavelmente será entregue”, afirmou Jessicão.

A Comissão

A Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência, composta pelos vereadores Jessicão (PP) na presidência, Chavão (Republicanos) como vice-presidente e Mestre Madureira (PP) como membro, tem se dedicado a uma série de vistorias em obras públicas. Desde o início do ano, o grupo esteve envolvido na inspeção das reformas das escolas municipais Nina Gardemann, no Jardim Tókio, e Mábio Gonçalves Palhano, no Parque Ouro Branco. Na semana passada, os parlamentares visitaram o Centro Especializado de Reabilitação, no Jardim Sabará, e pretendem ampliar as fiscalizações para outros locais do município.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.