08/04/2024 - 14:20:00

Em abril, Câmara entregará títulos de Cidadão Honorário ao cantor Zé Tapera e ao empresário Carlos Picchi

Em abril, a Câmara Municipal de Londrina (CML) realizará duas solenidades para a entrega de títulos de Cidadão Honorário. No dia 12, às 20 horas, será homenageado o cantor sertanejo Zé Tapera, por iniciativa da vereadora Lenir de Assis (PT). Já no dia 26, às 20 horas, o empresário Carlos Picchi Júnior receberá a honraria, proposta pelo vereador Nantes (PP).

Os eventos serão realizados no Auditório do Campus Piza da Universidade Anhanguera (antiga Unopar), na Avenida Paris, 675. Ambos serão abertos ao público e terão transmissão pelas mídias sociais do Legislativo no Facebook e Youtube.

Confira:

12 de abril (sexta-feira), às 20 horas
Zé Tapera
– O cantor e compositor sertanejo será condecorado com Título de Cidadão Honorário, por iniciativa da vereadora Lenir de Assis (PT), por meio da lei municipal nº 13.655/2023. José Sonego, mais conhecido como Zé Tapera, nasceu em 19 de março de 1933, em Barretos (SP), filho de imigrantes italianos. Aos 14 anos, mudou-se para o Distrito da Warta, em Londrina, onde trabalhou em uma fazenda antes de se estabelecer na cidade. Sua carreira musical começou aos 15 anos, quando venceu um concurso de duplas com seu irmão, Ancelmo, que adotou o nome artístico de Paiozinho. Também fez dupla com Chiquinho, Teodoro e Casanova. Trabalhou por anos com Tonico e Tinoco, chegando a substituir o primeiro em apresentações da dupla enquanto Tonico se tratava de uma tuberculose. Gravou sucessos como A viola e o cantador (1958), A dama de vermelho (1963), Tchau amor (1973), Fuscão preto (1980), entre outros, que o levaram a ser reconhecido nacionalmente. Nos anos 1960, apresentou com Paiozinho, na Rádio Londrina, os programas Tarde na Roça e Domingo é Nosso. Em 1967 casou-se com Dirce Maria e, nos anos seguintes, nasceram seus três primeiros filhos. Em 1973, mudou-se com a família para São Paulo, por conta da carreira artística. Em 1981, retornou definitivamente a Londrina e voltou ao rádio com o diário Programa Zé Tapera, na Rádio Londrina. Atualmente está aposentado, aos 91 anos de idade.

26 de abril (sexta-feira), às 20 horas
Carlos Picchi Júnior
– O empresário receberá o Título de Cidadão Honorário, proposto pelo vereador Nantes (PL), por meio da lei municipal nº 13.374/2022. Nascido em 5 de janeiro de 1958 em São Carlos (SP), desde a adolescência mostrou-se empreendedor, trabalhando em diversos setores, incluindo uma fábrica de balas e a floricultura de sua mãe. Em 1977, mudou-se com sua família para Londrina, Paraná, onde se estabeleceram na região da Via Expressa. Após concluir o curso de Engenharia Química, ingressou no ramo de vendas em uma concessionária de veículos, o que o levou a obter uma segunda graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Prosseguiu sua formação acadêmica com cursos e especializações nos Estados Unidos e na Universidade de Harvard, focando em vendas de automóveis e imóveis. Ao longo de aproximadamente 40 anos, destacou-se no mercado automobilístico, chegando a abrir sua própria concessionária de veículos. Além disso, teve sucesso no mercado imobiliário, sendo fundamental na construção do Edifício Comercial Eurocenter, em Londrina. Paralelamente à carreira profissional, demonstrou engajamento comunitário e filantrópico. Contribuiu financeiramente com diversas causas, participou de eventos beneficentes e arrecadou recursos para instituições de caridade, incluindo o Hospital do Câncer de Londrina, onde também desempenhou papéis de liderança na gestão e planejamento dessa instituição.

As homenagens

Em Londrina podem ser concedidos quatro tipos de honrarias, conforme a lei nº 11.538, de 19 de abril de 2012: Título de Cidadão Honorário, Título de Cidadão Benemérito, Medalha Ouro Verde e Diploma de Reconhecimento Público.

O Título de Cidadão Honorário destina-se a pessoa que não nasceu em Londrina e que tenha se distinguido por feitos excepcionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, pela concessão de benefícios de excepcional relevância ao município ou por notáveis feitos públicos em prol da comunidade.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR