07/05/2024 - 17:50:00

Evento divulgará em bares e restaurantes conhecimentos produzidos em universidades

Uma oportunidade de divulgar temas científicos de maneira leve e descontraída, para o público em geral. Essa é a proposta do evento Pint of Science, realizado simultaneamente em diversos países e que chega neste ano a sua 6ª edição em Londrina, com apoio da Câmara de Vereadores. Para falar sobre a iniciativa, que ocorrerá na próxima semana, nos dias 13, 14 e 15 de maio, o coordenador do Pint of Science Londrina, Adriano Almeida, participou da sessão plenária desta terça-feira (7). O convite partiu da vereadora Lu Oliveira (Republicanos). Segundo Almeida, haverá 21 palestrantes discutindo temas de diferentes áreas do conhecimento em quatro bares e um café local.

“Parece inusitado falar de ciência em ambientes onde normalmente não se conversa sobre isso, em linguagem do dia a dia, fácil. Mas esse evento é para que realmente haja essa aproximação com as pessoas”, explicou a vereadora Lu Oliveira.

Impactos da Inteligência Artificial, carros elétricos, radioatividade e aquecimento global serão alguns dos assuntos tratados. O evento, que surgiu na Inglaterra, ocorrerá em 2024 em 25 países. No Brasil, serão 179 municípios participantes. “Em Londrina, o Pint of Science é coordenado pelo projeto Ciência Pé-vermelho. […] Levamos aos bares pesquisadores, palestrantes. Não precisa pagar ingresso nem fazer inscrição”, afirmou o coordenador do evento.

Todos os palestrantes atuam em Londrina, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os pesquisadores são voluntários e apresentarão informações e dados produzidos nas instituições de ensino. São esperados cerca de 600 participantes. A programação completa pode ser vista aqui.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6.229PR