Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

ACESSIBILIDADE

De acordo com Nichol (2001)*, Acessibilidade é a possibilidade de qualquer pessoa, independentemente de suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais, usufruir os benefícios de uma vida em sociedade, ou seja, é a possibilidade de participar de todas as atividades, até as que incluem o uso de produtos, serviços e informação, com o mínimo de restrições possível.


A Acessibilidade na Web, segundo o W3C Brasil (Consórcio World Wide Web-Brasil), trata da possibilidade e da condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, dos sites e serviços disponíveis na web.


O Governo Federal considera que Acessibilidade Digital é a eliminação de barreiras na Web. O conceito pressupõe que os sites e portais sejam projetados de modo que todas as pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas. Dessa forma, várias ferramentas e recursos podem ser disponibilizados para facilitar e melhorar a experiência de navegação e de acesso nos conteúdos disponibilizados na Web.


(*) Nicholl, A.R.J. "O Ambiente que Promove a Inclusão: Conceitos de Acessibilidade e Usabilidade". Revista Assentamentos Humanos, Marília, v3, n. 2, p49-60, 2001.

Recursos Disponíveis no site da Câmara Municipal de Londrina

A Câmara Municipal de Londrina disponibiliza em seu Web Site, no cabeçalho de todas as suas páginas, a barra de acessibilidade que apresenta alguns recursos para facilitar a navegação pelos conteúdos disponibilizados.

    Recursos da Barra de Acessibilidade:
  • Pular para conteúdo: Vai para o início da página
  • Contraste: muda a página para versão em alto contraste, invertendo as cores do primeiro plano e do plano de fundo para destacar melhor o texto.
  • Zoom: Aumenta o tamanho das informações exibidas na tela.

Recursos Disponíveis nos navegadores

Os navegadores também disponibilizam alguns recursos para facilitar a navegação.

    Modificar o Zoom da tela::
  • Aumentar o Zoom da tela: pressionar simultaneamente as teclas "CTRL" e "+" (No Windows), e "COMMAND" e "+" no MAC;
  • Diminuir o Zoom da tela: pressionar simultaneamente as teclas "CTRL" e "-" (No Windows), e "COMMAND" e "-" no MAC
  • Para voltar ao tamanho normal: pressionar simultaneamente as teclas "CTRL" e "0 (zero)"
  • Também podem ser utilizadas as teclas "CTRL" (no Windows) e "COMMAND" (no MAC) em conjunto com o botão de Scroll do mouse.

Leitores de Telas

Os softwares leitores de tela foram desenvolvidos como objetivo de facilitar a navegação de usuários com algum tipo de deficiência, através do uso de sintetizadores de voz para apresentar as informações mostradas na tela.

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.