19/04/2024 - 09:30:00

Comissão de Administração da Câmara de Londrina vistoria obras no Jardim União da Vitória

Na manhã desta quinta-feira (18), a Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência da Câmara Municipal de Londrina (CML) realizou vistoria em obras públicas que começaram neste ano no Jardim União da Vitória, zona sul de Londrina: complexo que incluiu revitalização no fundo de vale do Córrego Jerimum e reforma e cobertura da quadra poliesportiva localizada na Rua da Cidadania; reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e construção do Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Região Sul. A comissão é composta pelos vereadores Jessicão (PP) na presidência, Chavão (Republicanos) como vice-presidente e Mestre Madureira (PP) como membro.

“Diferentemente da nossa última visita, em que tivemos a infelicidade de encontrar a obra abandonada, sem ninguém trabalhando nem ferramentas de trabalho, na duplicação da Avenida Saul Elkind, hoje nós saímos felizes. Digo felizes porque a gente não está atrás de problemas, mas de saber se os contratos estão sendo cumpridos. As três obras da zona sul estavam a todo vapor. […] O que percebemos é que as empresas estão receosas. Quando a fiscalização da nossa comissão chega, eles já começam a explicar tudo, em que ponto da obra estão. Isso porque já deixamos claro que não vamos mais aceitar empresas, como a da trincheira, que brincam com a cara do londrinense”, afirmou a vereadora Jessicão.

Na UBS, localizada na Rua Dezenove de Abril, os vereadores encontraram vários operários. “Na obra da UBS, que é uma reforma, nós encontramos cerca de 20 funcionários  a todo o vapor e com a promessa de entregar em dia, que é o final de junho. No Pronto Atendimento a gente já encontrou um pouco de dificuldade. Os amigos que estão fazendo o chão da obra, com esses dias mais chuvosos precisam esperar a terra secar. Mas eles já estavam adiantando toda a questão de armação. A ideia deles é que eles saiam conhecidos de Londrina como uma empresa que leva a sério”, disse a presidente da comissão.

A construção do PAM da Zona Sul está sob responsabilidade da empresa Pires Construções e Engenharia Ltda, ao custo de R$ 4.974.000,00. A obra começou em 5 de janeiro e deve terminar até 13 de dezembro. Em medição realizada no início deste mês por fiscais da Prefeitura, constatou-se que 2,11% do previsto foi concluído.

Os vereadores da comissão também estiveram no local onde haverá um complexo que inclui melhorias no Fundo de Vale do Córrego Jerimum, assim como reforma e cobertura da quadra poliesportiva existente na região. Entre outras melhorias, o Fundo de Vale receberá a instalação de calçadas, rampas de acessibilidade, piso tátil e ciclovias, assim como totens de concreto armado, bancos e lixeiras. Também será feita a construção de academia ao ar livre, pista de skate e espaço com anfiteatro. O projeto compreende, ainda, a implantação de gramado e canaleta de captação de água pluvial, a construção de portão de horta comunitária e a execução de melhorias na infraestrutura de drenagem e galerias pluviais.

A obra é responsabilidade da Urban Green Serviços Urbanísticos Ltda, contratada pelo Município de Londrina por R$ 2.342.000,46, com recursos do governo estadual. As intervenções começaram em 24 de janeiro de 2024 e devem durar nove meses, com previsão de término em 20 de outubro. Na última medição realizada pela Prefeitura, em 11 de abril, 10,81% da obra havia sido feita. Já a reforma da quadra é tocada por outra empresa, a H&M Construção Civil Ltda. As intervenções começaram em 6 de fevereiro de 2024, com investimento de R$ 1.162.514,45 e estimativa de conclusão em 4 de agosto. Na medição realizada pela Prefeitura em 12 de março, 4,60% das intervenções haviam sido feitas.

“É uma grande obra, que vai virar um complexo esportivo. A empresa estava lá, já terminando uma pista de corrida, que é uma das coisas que o local terá. Depois vamos ter quadra e pista de skate”, afirmou Jessicão.

A Comissão

A Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência tem se dedicado a uma série de vistorias em obras públicas. Desde o início do ano, o grupo esteve envolvido na inspeção das reformas das escolas municipais Nina Gardemann, no Jardim Tókio, e Mábio Gonçalves Palhano, no Parque Ouro Branco; no Centro Especializado de Reabilitação, no Jardim Sabará; na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte e na duplicação da Avenida Saul Elkind.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6.229PR