Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

12/09/2023 - 16:47:00

Vereadora cobra aplicação do piso salarial dos agentes de combate a endemias

email
1

A Câmara Municipal de Londrina (CML) debateu mais uma vez, na tarde desta terça-feira (12), a necessidade de a Prefeitura incorporar ao salário dos agentes de combate às endemias o aumento remuneratório decorrente da alteração de 30 horas para 40 horas semanais na jornada de trabalho desses profissionais. A lei do Executivo Municipal que ampliou a jornada foi aprovada no ano passado (lei municipal nº 13.460, de 26 de agosto de 2022) pelos vereadores, prevendo o pagamento de piso salarial de dois salários-mínimos, conforme determina a Emenda Constitucional (EC) nº 120, de 5 de maio de 2022. A EC prevê ainda que o pagamento do piso nacional será custeado com repasses oriundos da União. A lei municipal, contudo, prevê que ampliação proporcional da remuneração seja paga como complemento e estabelece que os procedimentos para o pagamento do piso serão posteriormente regulamentados pelo Executivo.

Por meio do requerimento nº 109/2023, a vereadora Mara Boca Aberta (Pros) convidou para falar do tema o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e a secretária municipal de Recursos Humanos, Juliana Faggion Bellusci. Segundo os secretários, a regulamentação sobre a forma de pagamento foi levada à Justiça pelo sindicato que representa os trabalhadores (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Paraná – Sindacs). Por esse motivo, a Prefeitura teria interrompido as negociações em âmbito administrativo. 

“Em novembro de 2022, encaminhamos ao sindicato uma minuta de projeto de lei para que a gente pudesse alterar dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Prefeitura os salários dos agentes comunitários e dos agentes de endemias, […] para superar essa questão de transformar complemento em piso. E o sindicato nos respondeu com várias outras solicitações. […] O sindicato entendeu por bem buscar o Poder Judiciário para dirimir as divergências que nós tínhamos. […] O entendimento da Procuradoria do Município é que agora precisamos esperar esse desdobramento da determinação judicial, porque qualquer projeto de lei que a gente encaminhe a essa Casa pode ser depois alterado ou ter um entendimento diverso do Judiciário, o que o tornaria sem efeito”, afirmou Felippe Machado.

De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Juliana Faggion Bellusci, o Sindacs ingressou com mais de uma ação judicial contra a Prefeitura. “Tanto os agentes comunitários de saúde quanto os agentes de endemias, é importante que seja dito, independentemente da forma ou do instrumento utilizado, ambos estão recebendo o piso que a Constituição determinou. Existe uma discussão atual, que está judicializada, quanto à forma [de pagamento]. […] Essa discussão precisa ser dirimida em âmbito judicial. O Sindacs também judicializou a questão da insalubridade, entendeu que deveriam receber o grau máximo de insalubridade”, afirmou. 

Apesar das explicações, a vereadora Mara Boca Aberta defendeu a retomada das negociações e o entendimento entre a Prefeitura e o sindicato na esfera administrativa. “O sindicato alega não ter tido respaldo dos secretários e do prefeito; diz que foi à Justiça porque não houve conversa e entendimento nas várias vezes em que procuraram o Executivo. Se houvesse um entendimento, poderia ser paralisada essa ação na Justiça. Eles querem que o valor do piso seja incorporado ao salário, pois estão perdendo direitos, como maior valor do 13º. Além disso, se quiserem fazer um consignado, um empréstimo, o valor total da remuneração não é levado em conta”, afirmou.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6.229PR

 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.