17/05/2024 - 15:20:00

Controladoria da Câmara de Londrina participa de capacitação do Tribunal de Contas

Os servidores da Controladoria da Câmara Municipal de Londrina participaram do ciclo de capacitação de agentes públicos paranaenses, realizado na cidade, entre os dias 14 e 16 de maio, pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O controlador-geral Rafael Balarotti e os contadores Fábio Ribeiro Ponciano, Hermes de Faria Barbeta e Leila Sayuri Shimamoto participaram de oficinas sobre temas como encerramento de mandato de prefeitos e vereadores; obras públicas; despesas de pessoal; orçamento e receitas municipais; e controle interno.

Rafael Balarotti, controlador-geral da Câmara de Londrina, afirmou que a atualização constante das práticas é essencial para garantir a eficiência e a eficácia das operações, principalmente porque o Tribunal de Contas é o órgão responsável por analisar e julgar as contas dos administradores públicos. “É sempre importante atualizar a forma de atuação da controladoria interna e o Tribunal veio aqui exatamente com esse enfoque, que é pegar os pontos de atuação do controle interno e atualizar tema por tema. A capacitação do servidor, principalmente relacionado ao controle interno, na atuação alinhada com o Tribunal, não impede, mas dificulta o desvio de finalidade interno na Casa”, explicou.

Os cursos foram ofertados gratuitamente. As oficinas integram o Plano Anual de Capacitação dos Jurisdicionados do TCE-PR em 2024, elaborado a partir das principais demandas identificadas na execução do Plano Anual de Fiscalização, falhas apontadas pelas unidades técnicas nas prestações de contas, necessidades de atualização decorrentes de alterações legislativas, avaliações realizadas nos cursos oferecidos no ano passado e solicitação da Associação dos Municípios do Paraná.

O contador Fábio Ribeiro Ponciano ressaltou o apoio do presidente da Câmara de Londrina, vereador Emanoel Gomes (Republicanos), e do diretor-geral do Legislativo, Leandro Silva da Rosa, para que os servidores estudem e ampliem seus conhecimentos. “Aqui na Câmara a gente tem essa liberdade de o gestor nos liberar para participar de um curso de capacitação porque eles veem isso como investimento para o servidor e para a instituição. A gente sempre busca se capacitar e está sempre se atualizando, porque a gente tem que atuar, tem que emitir parecer sobre determinada matéria, então a gente também estuda para desempenhar nossos papéis com mais efetividade”, pontuou.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR