13/06/2024 - 15:19:00

Em vistoria na manhã desta quinta (13), vereadores da Comissão Especial da Trincheira encontram obra paralisada

Em vistoria realizada na manhã desta quinta-feira (13), a Comissão Especial (CE) de Fiscalização e Acompanhamento da Obra da Trincheira da Leste-Oeste não encontrou operários trabalhando no local. A intervenção contratada pela Prefeitura de Londrina, que começou em janeiro de 2021, deveria ter sido concluída em janeiro de 2023, mas recebeu três aditivos de prorrogação de prazo. O último publicado no Portal da Transparência da Prefeitura, concedido em janeiro deste ano, determinava a conclusão da obra em 30 de abril. Posteriormente, a Secretaria de Obras informou que trabalhava com o prazo final de 30 de junho.

“Fomos ver como estava o andamento das obras e, para nossa surpresa, chegando lá não encontramos nenhum trabalhador. Fomos informados de que a empresa (TCE Engenharia) não pagou a conta de água. Não tendo o fornecimento de água no local, eles dispensaram os trabalhadores e disseram que amanhã (sexta) eles estarão de volta”, afirmou a vereadora Mara Boca Aberta (Podemos). A parlamentar preside a comissão, que tem como relator o vereador Mestre Madureira (PP) e como membro o vereador Chavão (Republicanos).

Os vereadores da CE foram recebidos no local pelo secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa. “O secretário disse que isso em nada vai atrapalhar na entrega da obra até o dia 30 de junho, que amanhã eles (operários) estarão de volta. […] Nós tivemos a garantia do secretário de que a obra vai ser entregue com a pintura e vai ser liberada para o fluxo de carros, para que a população possa usar essa obra tão esperada, essa obra tão aditivada, tão cara, que causou tantos transtornos para a população da nossa cidade”, disse Mara. A vereadora informou que retornará ao local nesta sexta-feira, para verificar se o motivo da suspensão dos trabalhos foi mesmo o corte no fornecimento de água e para conversar com os trabalhadores. A parlamentar quer saber se a construtora está pagando em dia os operários, uma vez que várias paralisações já ocorreram por falta de cumprimento de obrigações com os trabalhadores.

Mara Boca Aberta afirmou ainda que a comissão especial vai acompanhar como serão feitos os últimos repasses à empresa responsável pela obra, tendo em vista que parte dos serviços acabou sendo assumida pelo Executivo Municipal. Em vistoria feita em abril pela CE, os vereadores constataram a presença na trincheira de trabalhadores da Londrina Iluminação, empresa pública responsável pela manutenção e modernização da iluminação pública da cidade. Depois, em reunião com membros do Executivo, a comissão recebeu a confirmação de que o serviço de iluminação havia sido assumido pelo Poder Público (leia aqui). “A questão da iluminação que foi assumida pela Londrina Iluminação, também teve uns serviços extras ali, a questão da pintura que foi assumida pela CMTU e alguns serviços extras também foram feitos a pedido do secretário. Entã,o isso ficou de ser finalizado agora na tratativa de como vai ser feito esse pagamento à empresa”, disse.

A comissão especial foi criada no dia 12 de março de 2024 e tem até 1º julho para concluir os trabalhos. O prazo pode ser prorrogado por 30 dias se houver necessidade.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6.229PR