Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

13/06/2024 - 17:20:00

Doação de sangue: Câmara de Londrina participa do Junho Vermelho; Confira resumo da sessão

email
1

Durante a sessão plenária desta quinta-feira da Câmara de Londrina foi realizado momento alusivo ao mês de conscientização à doação de sangue, criado pela lei municipal nº 12.587/2017. O convite partiu dos vereadores Beto Cambará (PRD), Emanoel Gomes (Republicanos) Lenir de Assis (PT) e Prof.ª Sônia Gimenez (PSB), membros do Coletivo Amigos do Hemocentro do Hospital Universitário (HU) de Londrina. Na ocasião foram entregues diplomas a pessoas comprometidas com a causa.

Airton José Petris, vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina, agradeceu o apoio da Câmara de Londrina e convidou vereadores e população para doarem sangue. “A gente vem fazer um convite para que a gente possa sempre chamar a atenção para essa questão, para atender ao principal Hemocentro do interior do estado”, disse. O diretor técnico do Hemocentro, o médico hematologista Fausto Trigo, destacou que, com a ajuda dos voluntários, a entidade aumentou significativamente o número de doações. “Mais do que dobrar o número de doações, hoje atendemos 25 hospitais. Em 2014, atendíamos 17 hospitais”, explicou, citando que o Hemocentro envia bolsas de sangue para os hospitais Universitário, do Câncer, Evangélico, Zona Norte e Zona Sul, além da Maternidade Municipal. 

O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU, na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156. Funciona de segunda a sexta das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo 43 99115-3927 (WhatsApp) ou 3371-2218.

Guarda Municipal

Dois projetos de lei de autoria da Prefeitura que tratam dos vencimentos dos agentes da Guarda Municipal (PL nº 111/2024 e PL nº 112/2024) não foram votados em primeiro turno na sessão desta quinta. O PL nº 111/2024, que prevê reajuste de 25% nos salários, recebeu nova redação por parte do Executivo. O substitutivo e uma emenda terão que passar pelas comissões permanentes antes de irem a plenário. Já o PL nº 112/2024 recebeu um requerimento de retirada de pauta por uma sessão pelo líder do prefeito, vereador Eduardo Tominaga (PP).

Confira os destaques da sessão ordinária desta quinta-feira (13):

Institui o Orçamento Impositivo em Londrina (PE nº 1/2024) – Aprovado parecer prévio. Os vereadores votaram parecer prévio da Comissão de Finanças e Orçamento solicitando manifestação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia em relação ao projeto de emenda (PE) à Lei Orgânica do Município. De autoria da vereadora Prof.ª Sonia Gimenez (PSB), a proposta inclui os parágrafos 5º ao 14º ao artigo 101 da Lei Orgânica do Município de Londrina, com o objetivo de prever a possibilidade de os vereadores apresentarem “emendas impositivas”. As emendas impositivas são gastos do orçamento público indicados pelo Legislativo, com aplicação obrigatória pela Prefeitura. 

Cria o Programa Prata da Casa, que estabelece a obrigatoriedade de apresentação de artistas locais na abertura de eventos musicais que tenham financiamento público municipal (PL nº 160/2023) – O projeto seria votado em primeiro turno, mas foi retirado de pauta por uma sessão a pedido da autora. Apresentado pela vereadora Jessicão (PP), o projeto de lei (PL) institui no Município de Londrina o Programa Prata da Casa, que torna obrigatória a oferta de oportunidade para a apresentação de grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais na abertura de eventos musicais promovidos com financiamento do poder público municipal. 

Aumenta em 25% a remuneração dos guardas municipais (PL nº 111/2024) – O projeto seria votado em primeiro turno, mas como recebeu substitutivo (novo texto) e emenda enviados pelo Executivo, não foi deliberado. Enviado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), o projeto busca alterar a lei municipal nº 9.337/2004, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Administração Municipal, para aumentar em 25% os vencimentos (salários) dos guardas municipais. Conforme a proposta, o aumento será aplicado em três parcelas: 7,5% em julho; 7,5% em setembro e 10% em novembro de 2024. 

Permite que os guardas municipais avancem 34 níveis na tabela de remuneração dos servidores públicos municipais (PL nº 112/2024) – O projeto seria votado em primeiro turno, mas foi retirado de pauta por uma sessão a pedido do líder do Executivo. Enviado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), o projeto busca alterar a lei municipal nº 9.337/2004, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Administração Municipal, com o objetivo de viabilizar a progressão automática dos ocupantes do cargo de Guarda Municipal, que avançarão 34 níveis de vencimento da tabela.

Cria e denomina Complexo da Cidadania da Zona Sul Adeilza Maria de Souza, o próprio público do Município de Londrina situado na Av. Guilherme de Almeida (PL nº 67/2024) – O projeto seria votado em discussão única, mas foi retirado de pauta por duas sessões a pedido do líder do Executivo.

Obriga a instalação de telas de proteção em janelas e varandas de todos os apartamentos em edifícios construídos no Município de Londrina (PL nº 20/2023) – Aprovado parecer prévio. Os vereadores votaram parecer prévio da Comissão de Justiça, Legislação e Redação solicitando o envio do PL ao Conselho Municipal de Gestão Territorial de Londrina para manifestação. Proposto pelo vereador Roberto Fú, o projeto de lei (PL) torna obrigatória a instalação de telas de proteção nas janelas e varandas de apartamento nos edifícios que serão erguidos após a aprovação da lei e também nos que já foram construídos, que terão prazo de 180 dias para se adequar. 

Altera a Lei Cidade Limpa para revogar trecho que trata de anúncios em postos de combustíveis (PL nº 200/2023) – Aprovado parecer prévio. Os parlamentares votaram parecer prévio da Comissão de Justiça, Legislação e Redação encaminhando o PL para a Procuradoria Legislativa para elaboração de parecer técnico referente aos novos documentos acostados à tramitação. Proposto pela vereadora Jessicão (PP), o projeto de lei (PL) revoga o parágrafo único do artigo 13 da Lei Cidade Limpa (lei municipal nº 10.966, de 26 de julho de 2010), que dispõe sobre a ordenação dos anúncios que compõem a paisagem urbana do Município de Londrina. O item a ser revogado prevê que “Aos postos de combustíveis é permitido, tão somente, o anúncio dos preços de combustíveis em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, devendo ser suas fachadas adequadas à presente lei”. 

Dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de moledos em estradas rurais por onde trafegam os veículos do transporte escolar do Município de Londrina. (PL nº 98/2024) - Aprovado parecer prévio. Os vereadores votaram parecer prévio da Comissão de Justiça solicitando manifestação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e da Secretaria Municipal de Educação. Apresentado pelo vereador Emanoel Gomes (Republicanos), o projeto de lei (PL) estabelece a obrigatoriedade da instalação de moledo em todas as estradas rurais do município por onde trafegam os veículos do transporte escolar. 

Susta a eficácia do decreto do Executivo Municipal nº 1718/2023, que reajusta o valor da tarifa de ônibus do Sistema de Transporte Público (PD nº 1/2024) – O projeto foi retirado de pauta em definitivo pelo autor. Os vereadores avaliariam o recurso apresentado ao plenário pelo vereador Santão (PL) em razão do parecer contrário da Comissão de Justiça, Legislação e Redação ao projeto de decreto legislativo (PD) nº 1/2024. O PD nº 1/2024 susta a eficácia do decreto do Executivo Municipal nº 1718, de 29 de dezembro de 2023, que reajustou o valor da tarifa de ônibus em Londrina. 

Institui o Código de Posturas do Município de Londrina (PL nº 235/2023 ) – Aprovada prorrogação de prazo. Os vereadores votaram pedido do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de nova prorrogação de prazo até 22 de junho de 2024 para manifestação ao projeto. O projeto de lei (PL) nº 235/2023, de autoria do prefeito Marcelo Belinati (PP), institui o novo Código de Posturas do Município de Londrina, revogando a lei municipal nº 11.468, de 29 de dezembro de 2011. O Código de Posturas regulamenta o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, de produção e de prestação de serviços, com a finalidade de disciplinar e manter a ordem, a higiene, a moral, o sossego e a segurança pública na cidade. 

Determina a expedição do Alvará Provisório de Licença de Localização e Funcionamento no prazo de 72 horas e com validade de seis meses (PL nº 60/2024) - Aprovada prorrogação de prazo. Os vereadores votaram pedido do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de nova prorrogação de prazo até 24 de junho de 2024 para manifestação ao projeto. De autoria do vereador Chavão (Republicanos), o projeto de lei (PL) estabelece prazo de 72 horas para a expedição do Alvará Provisório de Licença de Localização e Funcionamento para atividades em geral de baixo e médio risco, que não necessitem de vistoria da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. O alvará terá validade de seis meses e será concedido desde que apresentados os documentos necessários e efetuado o pagamento dos tributos devidos, conforme regulamento.

Institui o Sistema Online de Agendamento e Gestão de Consultas e Exames na rede pública de saúde de Londrina (PL nº 70/2024) – Aprovada prorrogação de prazo. Os parlamentares votaram o pedido da Secretaria de Governo de prorrogação de prazo para manifestação em relação ao projeto. De autoria da vereadora Mara Boca Aberta (Podemos), o projeto de lei visa estabelecer um sistema on-line para facilitar o agendamento, cancelamento, reagendamento e visualização do histórico de consultas e exames na rede pública de saúde do município. 

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO
Os Pedidos de Informação (PIs) estão previstos no Regimento Interno e o prazo inicial para as respostas do Executivo à Câmara de Vereadores é fixado em 15 dias úteis, prorrogáveis por igual período desde que devidamente justificado. Quórum para aprovação dos Pedidos de Informação: maioria simples. 

Mapeamento e Gestão de Áreas de Alagamento (PI nº 351/2024) – Aprovado. A vereadora Prof.ª Sonia Gimenez solicita ao prefeito informações sobre o mapeamento e a gestão de áreas de alagamento no município, incluindo a previsão de ocorrência, a tecnologia utilizada, planos de contingência, medidas para evitar novos transtornos e a utilização desses dados pelas autoridades no planejamento urbano e na gestão de emergências.

Identificação de Terreno na Gleba Palhano (PI nº 352/2024) - Aprovado. A vereadora Prof.ª Flávia Cabral requer ao Executivo Municipal informações sobre o terreno localizado na Rua Aurora Sathler Rosa, que se estende até a Rua Eurico Hummig, na Gleba Fazenda Palhano, esclarecendo se se trata de área pública e de praça e, em caso afirmativo, se já possui um nome oficial.

Propriedade e Destinação de Terreno no Bairro João Paz (PI nº 353/2024) - Aprovado. A vereadora Prof.ª Sonia Gimenez solicita ao prefeito informações sobre o terreno localizado na Rua Abílio Justiniano de Queiroz, em frente ao número 549, no Bairro João Paz, esclarecendo se é propriedade particular ou pública, se há interesse ou projeto em andamento e, em caso afirmativo, qual seria a destinação prevista.

Isolamento Acústico nos Entornos do Zerão (PI nº 355/2024) - Aprovado. O vereador Roberto Fú requer ao Executivo Municipal informações sobre as providências tomadas quanto à obrigatoriedade de isolamento acústico para execução de música nos entornos do Zerão, especificando se houve fiscalização dos estabelecimentos notificados e autuados e quais as medidas adotadas para resolver as irregularidades.

Desapropriação de Imóvel na Rua Chile (PI nº 356/2024) - Aprovado. A vereadora Mara Boca Aberta solicita à Administração Municipal informações, com documentação comprobatória, sobre a possibilidade de desapropriação por utilidade pública do imóvel localizado na Rua Chile, nº 951, incluindo estudos, pareceres e manifestações dos órgãos competentes.

Convocação de Aprovados no Concurso da Guarda Municipal (PI nº 357/2024) – Aprovado em urgência. A vereadora Mara Boca Aberta solicita ao prefeito informações sobre o último concurso da Guarda Municipal, incluindo a previsão para convocação dos aprovados, possíveis impedimentos, prazos, consequências do vencimento do prazo, disponibilidade orçamentária, medidas para respeitar o limite de despesas com pessoal e possibilidade de prorrogação do prazo, com procedimentos e critérios.

Propriedade e Utilização de Terreno no Jardim Bela Suíça (PI nº 358/2024) - Aprovado em urgência. Os vereadores Roberto Fú, Mara Boca Aberta e Beto Cambará requerem ao Executivo Municipal informações sobre o terreno localizado na Rua Santiago, nº 683, no Jardim Bela Suíça, esclarecendo se é de propriedade pública ou particular, se há previsão de uso para abertura de via e prolongamento até a Avenida Madre Leônia Milito, se houve autorização do Município para uso por terceiros, a finalidade e utilização da área, e se o Município recebe algum valor pela cessão da área, incluindo cópia do contrato de permissão.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.