Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

29/04/2024 - 21:06:00

Audiência Pública discute atualização da Lei de Preservação do Patrimônio Cultural em Londrina

email
1

Na noite desta segunda-feira (29), a Câmara de Londrina realizou audiência pública para debater o projeto de lei nº 230/2023, do Executivo Municipal, que dispõe sobre a Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Londrina, regulamentando os processos de listagem de bens de interesse de preservação e o processo de tombamento municipal, além de reestruturar o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e o Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Londrina. O objetivo do PL é revisão a lei de patrimônio em vigor (lei municipal nº 11.188/2011).

O evento foi coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, que é presidida pela vereadora Profª Flávia Cabral (PP) e composta também pelos vereadores Daniele Ziober (PP), Eduardo Tominaga (PP), Mara Boca Aberta (Podemos) e Lenir de Assis (PT). “Nossa jovem cidade tem 90 anos, mas seu passado tem se perdido. Que possamos ajustar o necessário para que Londrina tenha maior preservação do seu patrimônio”, defendeu Flávia Cabral.  

Diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Solange Cristina Batigliana explicou que a cultura engloba crenças, valores, costumes, leis, línguas e manifestações artísticas, entre outros elementos. Segundo ela, Londrina tem atualmente quatro bens tombados pelo Governo do Paraná: Teatro Ouro Verde, Praça Rocha Pombo, a antiga rodoviária (Museu de Arte) e o Palacete Garcia, na Avenida Higienópolis. Pela legislação municipal, são dois bens tombados: o prédio da Secretaria Municipal de Cultura e o da Biblioteca Municipal. Na Listagem de Bens de Interesse de Preservação do Município estão a expressão “pé-vermelho” e a Associação Médica de Londrina.

Batigliana explicou que o projeto de lei busca revisar e melhorar a lei 11.188/2011, ajustando procedimentos e terminologias para uma eficaz preservação do patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial. Entre outras mudanças, o PL atualiza o instituto do Tombamento, com a intenção de aplicá-lo exclusivamente para bens materiais. O termo Registro na Listagem de Bens de Interesse de Preservação passa a ser utilizado para bens imateriais, esclarecendo e especificando melhor os tipos de patrimônio cultural abrangidos. O projeto também prevê que recursos de penalidades serão revertidos para o Fundo Municipal de Patrimônio, proporcionando uma fonte de financiamento contínua para a preservação do patrimônio.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da Câmara, garantindo que a população pudesse contribuir com opiniões e sugestões. Quem ainda tiver interesse em apresentar por escrito sugestões ao projeto pode protocolar a proposta até as 23:59 desta terça-feira (30), na aba Cidadania do site do Legislativo. As discussões e contribuições recolhidas serão consideradas na revisão final do projeto de lei, que ainda passará por parecer da Comissão de Justiça e das comissões temáticas antes de ir a votação em Plenário.


CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6.229PR 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.